Funchal: sabores asiáticos e mediterrânicos rente ao mar

O Avista fica numa casa centenária de estilo colonial, entre jardins e mar. Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens
O restaurante Avista insere-se no hotel de luxo Les Suites at The Cliff Bay, mas está aberto a todos, com propostas que vão dos petiscos aos grelhados, passando pelo sushi. A carta é orientada pelo chef Benoît Sinthon, do vizinho Il Gallo d’Oro, o que confere ao novo espaço um toque Michelin.

Quando se chega ao Avista Restaurant & Lounges, inserido no hotel de cinco estrelas Les Suites at The Cliff Bay, considera-se certeiro o nome, tão privilegiada é a vista. Este restaurante-miradouro, instalado numa casa centenária de estilo colonial, entre jardins e mar, com acesso pela conhecida Estrada Monumental, tem as portas abertas a todos desde outubro.

A paisagem impõe-se mesmo estando no interior, que tem aspetos interessantes, como o mural de azulejaria da artista Meinke Flesseman; ou o painel do fotógrafo Henrique Seruca, no piso superior, simbolizando a frescura do peixe da costa madeirense, que é presença assídua à mesa.

A vista ditou o nome do restaurante.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens

Os clientes têm acesso a ambientes e experiências gastronómicas diferentes, com foco nas comidas mediterrânica e asiática. Há petiscos, grelhados, sushi e mais, incluindo opções vegetarianas, sem glúten e sem lactose. Os vinhos são selecionados pelo sommelier Roberto Drummond e os cocktails têm a assinatura de Eusébio Silva, barman premiado.

A carta é orientada pelo chef francês BenoîtSinthon, que dirige a cozinha do Il Gallo d’Oro, o único restaurante com duas estrelas Michelin na Madeira, integrado no vizinho hotel The Cliff Bay. Mas, no dia-a-dia, o menu mediterrânico fica a cargo do chef madeirense João Luz. Aqui, propõe-se comida de conforto que se traduz em grelhados e entradas para partilhar.

Legumes, peixes, mariscos e diferentes cortes de carne, tudo é preparado em forno Josper. Privilegia-se os ingredientes da terra, sejam lapas ou frutos tropicais. Húmus e vieiras com vinagrete de maracujá antecedem o peixe-espada preto, o bodião ou o pargo vindos “da lota para o Jasper”, com acompanhamentos como batata-doce com mel de cana.

O peixe da costa vai para a mesa grelhado e também na forma de sushi.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens

Já o menu de inspiração asiática está ao cuidado da chef Luísa Castro, certificada pelo World Sushi Skills Institute, em cooperação com a All Japan Sushi Association, a única associação de sushi acreditada pelo governo japonês. Na base está uma filosofia de raw food.

Há combinados de sushi e sashimi, ceviche, sem abdicar de opções quentes, como ramen. Outras propostas são peixe grelhado na Robata (grelhador da família do Jasper) com arroz do sushi e bife Teriaki acompanhado por batata-doce, feijão de soja, cogumelo Shitake, endívia e beringela.

Produtos orientais surgem combinados com outros da ilha. Às tempuras de vieira ou camarão, Luísa Castro acrescenta pão ralado, para dar crocância. O gunkan, em forma de barca, com pepino, atum, vieira, maçã e molho de maracujá, é uma adaptação do tradicional. Procura não usar muita fruta e, quando o faz, opta pela regional. Para o sushi – que deve ser servido com wasabi (cumpre uma função antibacteriana), gengibre e soja -, recorre a cavala, salmão, robalo, atum, charuteiro ou vieira.

O sushi tem algumas adaptações ao gosto local e integra produtos da Madeira.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens

A chef madeirense tenta adaptar as propostas às preferências locais, mas ressalva: “Não faço fusão, que não gosto de confusão; tento adaptar [os pratos] ao gosto de cá”. E esclarece que o segredo do sushi é dominar muito bem o arroz.

O Avista oferece tamanha diversidade que não se esgota nos almoços e jantares: à tarde ainda disponibiliza petiscos e snacks.

Pastelaria de luxo

No fim da refeição, adoça-se a boca com pastelaria de estilo francês, luxuosa e delicada, cheia de pormenores. Para a mesa vão nove petites gourmandises diferentes, de tamanho reduzido, para se poder provar mais do que uma.

Panna cotta de chocolate, flan parisiense, vulcão de lima, choux de café, macaron de pistácio, delícia de coco, cheesecake de frutos vermelhos e tarte de citrinos são só algumas das opções. Quem preferir outro tipo de sobremesas encontra na ementa gelados e sorvetes artesanais feitos com produtos madeirenses.

A pastelaria é de estilo francês, com propostas que vão variando.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens

Chá da tarde

O Chá da Tarde está disponível das 15h às 17h30, em duas modalidades: full afternoon, que inclui várias sandes, scones e bolo à fatia, e custa 23 euros por pessoa; e desconstruído, em que se escolhe (e paga) à unidade.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend