Frescura e sabor acima de tudo no Bistrô by Vila Foz, em Matosinhos

Tártaro de atum, no Bistrõ by Vila Foz, restaurante no Mercado de Matosinhos (Fotografia de Adelino Meireles)
No Bistrô by Vila Foz, liderado pelo chef Arnaldo Azevedo, aproveita-se os produtos frescos do Mercado Municipal de Matosinhos e pratica-se uma cozinha de produto, simples, pragmática e cheia de sabor.

O ambiente de mercado tradicional, com bancas de peixe e marisco frescos, não é propriamente novidade para Arnaldo Azevedo. O chef do Vila Foz (uma estrela Michelin) e do Flor de Lis, ambos no Vila Foz Hotel & Spa, no Porto, já há muito desejava ter um “projeto mais pequeno no Mercado de Matosinhos”. Nascido e criado numa família que fez da restauração a sua vida, com um restaurante em Ermesinde – pai na cozinha, mãe na sala -, cedo se habituou a estas lides e às idas a mercados como o de Matosinhos ou o de Angeiras.

“É engraçado porque o restaurante que agora abrimos é no mesmo sítio onde funcionava a banca onde vinha comprar peixe com o meu pai quando era miúdo”, conta o chef enquanto guia a Evasões pelo Mercado de Matosinhos, mostrando os sítios, entre bancas e aquários, de onde vem o peixe e o marisco, acabados de chegar da lota, que serve no seu novo Bistrô by Vila Foz. Aberto há três meses, o espaço foi pensado para ter “um registo mais tradicional”, explica o chef. “Além de confecionarmos o peixe que o cliente vai buscar às bancas, apostamos na comida de tacho.”

Após a renovação que sofreu há 15 anos, o Mercado Municipal de Matosinhos tornou-se conhecido por permitir que se compre peixe em banca para as cozinhas dos restaurantes prepararem. “Isso é único e quisemos também fazê-lo aqui”, conta Arnaldo Azevedo. A diversidade é muita e o Bistrô orienta a escolha. Os clientes estrangeiros, em especial, gostam de experimentar peixes que não conhecem, “como o rascasso, o cantaril, o salmonete ou o tamboril”.

Nas entradas, aproveite-se sugestões tradicionais como o carapau de escabeche ou a lula frita servida com maionese de tinta de choco. A lembrar outras paragens há o tártaro de atum preparado com molho teriyaki, chalota e cebolinho, rematado com creme de abacate e ovas de truta e servido com tostas.

O arroz de peixe (preparado com os peixes que houver no dia) ou a massada de peixe são dois dos pratos principais. Comida de tacho e de conforto onde a simplicidade e o sabor apurado dominam. Para o arroz, prepara-se um caldo com as espinhas e as cabeças do peixe e cascas de camarão. E quem não gostar de peixe tem duas sugestões de carne: bife à portuguesa e rosbife.

Arroz caldoso de robalo (Fotografia de Adelino Meireles)

Os vinhos estão adaptados às sugestões gastronómicas do espaço, como refere Adácio Ribeiro, diretor de restaurante e bar dos projetos do Vila Foz: “Temos principalmente vinhos brancos, de diferentes regiões portuguesas, de norte a sul e também Açores. Estes combinam com as propostas vindas do mar. São vinhos minerais, mais atlânticos, que casam bem com a nossa gastronomia”.

E nesta gastronomia quem manda é o produto, pois, como diz Arnaldo Azevedo, “quando a matéria-prima é boa, não é necessário ser grande cozinheiro, é só preciso saber não estragar”. Missão cumprida no Bistrô.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Álvaro Castelões, 16 (Mercado Municipal de Matosinhos)
Telefone
222 449 750
Horário
Das 10h30 às 16h30, de terça a quinta; das 10h30 às 22h30, à sexta e sábado. Encerra domingo e segunda
Custo
() Preço médio: 30 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend