Este jantar de São Valentim tem fumo e rosas à mesa

O Varanda do Four Seasons Lisboa volta a preparar um menu exclusivo para a noite de 14 de fevereiro, com 7 momentos. Do cocktail inicial à sobremesa, o romantismo está sempre presente.

Não há referências a Cupido nem Romeu e Julieta no menu de São Valentim deste clássico hotel de Lisboa. Mudam os tempos, muda também a inspiração – que vai de encontro aos tempos mais modernos. Foi, aliás, numa popular conta de Instagram que teve início o processo criativo do sous chef pasteleiro do Four Seasons Ritz Lisboa, Diogo Lopes. Trata-se da dupla Kiwi e a Siouxsie, dois lovebirds (como é conhecida esta espécie de aves exótica) que fazem as delícias de mais de 50 mil pessoas naquela rede social. É por isso que a sobremesa do menu especial de São Valentim traz também dois pequenos pássaros – de chocolate – no prato, além de um fresco biscoito de bergamota, flor de sabugueiro e sorvete de gari, uma conserva tradicional japonesa de gengibre.

É de citrinos e de vários aromas florais que se faz esta refeição romântica, criada pelo subchef Carlos Cardoso, e apenas disponível na noite de Dia dos Namorados. A começar pelo cocktail Amour Amour, com gin e bitter de frutos vermelhos, limoncello, e calda de hibiscus, e a continuar com as entradas. Estas dividem-se entre um pequeno snack de caranguejo real do Alasca com caviar e borragem (planta com características medicinais) e um tártaro de vitela, rábano e flores de alisson.

O momento central da refeição acontece com a chegada dos pratos principais. O primeiro a pousar na mesa é o de salmonete braseado em folhas de amaranto, colocado em alecrim fresco, e que começa a fumegar assim que é acrescentada uma redução de bisque de marisco. Lembra o aconchego do inverno e os momentos à lareira, e é precedido pelo carabineiro com emulsão de coco e lima-da-pérsia, além de combawa, outro citrino.

Entre os pratos de carne e de peixe, há um momento para parar e fazer a transição com um granizado de água de rosas. É tempo de apreciar a sala clássica do hotel, que durante o dia tem vista para o Parque Eduardo VII, e durante a noite, ganha uma luz intimista no interior; antes do último prato que antecede a sobremesa: o novilho irlandês maturado acompanhado de vários tons rosados, conseguidos com puré de beterraba e gel de groselhas. Se há noite para abusar desta cor, o São Valentim é uma delas.

Um chá da tarde de chocolate no Dia dos Namorados
O menu de São Valentim é a principal experiência romântica do hotel para o Dia dos Namorados, mas não é a única. O novo Chá da Tarde do Four Seasons Ritz Lisboa está disponível todos os dias até 28 de fevereiro (incluindo o dia 14) e é dedicado a amantes de chocolate, já que este é o principal ingrediente usado. É composto por uma grande variedade de pastelaria fina, feita pela equipa pasteleira do hotel com chocolate Valhrona, e inclui ainda um cremoso chocolate quente no lounge Almada Negreiros. É preciso reservar a experiência, que acontece durante as 16h00 e as 18h30. Tem o custo de 45 euros por pessoa.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Crepes, panquecas e waffles: onde comê-los em Lisboa
6 restaurantes mexicanos onde comer em Lisboa
9 bares em Lisboa para beber boa cerveja artesanal




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend