Fortaleza do Guincho tem novo menu Michelin por menos de 60 euros

Camarão vermelho, tangerina e nabo é um dos pratos da recente carta do restaurante. (Fotografia: DR)
A partir de agora, as segundas-feiras são sinónimo de um novo menu com a qualidade já conhecida do chef Gil Fernandes, mas a um preço mais acessível, e especialmente pensado para jovens até aos 30 anos.

Ter acesso a um menu de restaurante Michelin é agora possível na Grande Lisboa e sem gastar uma fortuna. O Fortaleza do Guincho, em Cascais, acabou de lançar um novo menu, disponível às segundas-feiras ao almoço e ao jantar, com a assinatura do chef Gil Fernandes, e que custa 55 euros.

Pensado para democratizar a nível de preço o acesso à alta cozinha e ao ambiente Relais Chateaux e Michelin que marca o Fortaleza do Guincho, este menu inclui snacks, entrada, prato de peixe, sobremesa e uma seleção de vinhos feita pelo sommelier do restaurante. A experiência dura, em média, duas horas e meia.

O chef Gil Fernandes. (Fotografia: DR)

“É um menu versátil, dependente do que a lota nos dá e que respeita a sazonalidade dos produtos”, descreve o chef Gil Fernandes, que assumiu a liderança da cozinha no final de 2018 após a saída de Miguel Rocha Vieira, de quem era número dois. Com 29 anos, o chef incorpora na perfeição o espírito deste menu.

Um snack de pele de moreia crocante, couves recheadas e um shot de cerveja artesanal e raia com esmagada de batata e alho francês frito são alguns dos momentos que chegam à mesa, resultado da criatividade do chef. As técnicas com que trabalha, diz, são agora mais contemporâneas.

Há pormenores deliciosos, como a morcela e a lula juntos numa das criações de Gil Fernandes, e a sobremesa de falsos cogumelos recheados com caramelo, que mais parece um pequeno jardim no prato. Estes são bons exemplos do trabalho que o chef tem desenvolvido no Fortaleza do Guincho, e que agora pretende dar a conhecer com mais detalhe.

No público-alvo deste menu encontram-se estudantes de gastronomia, recém-formados em hotelaria, apaixonados por cozinha ou simplesmente quem estiver interessado em saber mais sobre o que é um restaurante Michelin, explica o hotel em comunicado. Este menu a 55 euros vai estar em vigor todas as segundas-feiras entre novembro deste ano e fevereiro de 2020.

A sala, em tons mais claros. (Fotografia: DR)

Gil Fernandes, souschef de Miguel Rocha Vieira durante três anos, formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde entrou com 14 anos e de onde saiu para trabalhar com Jonnie Boer, no De Librije (3*** Michelin). Passou pelo Vila Joya (2**Michelin) e pelo Ocean (2**Michelin). O restaurante é o que tem uma estrela Michelin há mais tempo na região de Lisboa (desde 2001) e foi renovado recentemente, com uma imagem mais luminosa.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend