Foliateca, uma cafetaria dedicada aos produtos naturais em Torres Vedras

Uma casa focada na alimentação saudável, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. (Fotografia: DR)
A cafetaria do Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras tem um menu assente em produtos naturais e não processados, com a assinatura do chef Nuno Queiroz Ribeiro. Foliateca é como se chama esse novo espaço, com área exterior, que também serve brunch e promove atividades ligadas à alimentação saudável.

Comida de chef, sem conservantes nem aditivos, privilegiando os ingredientes locais e atendendo à sua sazonalidade, é o que propõe a Foliateca, em funcionamento desde o passado 25 de abril, data em que foi inaugurado, também, o CAC. “O menu, que tem por base a dieta mediterrânea, apresenta pratos com baixo teor em sal, sem açúcares refinados nem gorduras trans”, segundo informação da Câmara Municipal.

Entre as opções para almoço contam-se cremes e sopas, saladas, sanduíches, tapiocas, hambúrgueres vegetarianos, iogurtes e açaí com fruta, infusões e sumos naturais, com ênfase nos legumes e frutos da época, bem como sobremesas sem açúcar. Nos primeiros domingos de cada mês, há ainda brunch, das 11h às 14h.

Paralelamente, decorrem atividades relacionadas com uma alimentação saudável. Para o próximo dia 26, domingo, às 10h, está marcado o workshop “Massa fresca”, que ensina a fazer esse alimento em casa.

O chef Nuno Queiroz Ribeiro, defensor da dieta mediterrânea e da alimentação saudável, “é o primeiro chef de cozinha português reconhecido pelo Ministério da Saúde com uma Distinção de Mérito, por serviços prestados ao Serviço Nacional de Saúde e ao país, pela promoção da saúde, pela prevenção da doença e pela defesa dos sabores e valores da alimentação consciente”, assinala a mesma nota.

O chef Nuno Queiroz Ribeiro.
(Fotografia: DR)

Nuno Queiroz Ribeiro desenvolveu, a par com a Câmara Municipal de Lisboa, o programa “Crescer Saudável”, o primeiro projeto-piloto nacional dedicado à alimentação saudável. Nesse âmbito, introduziu produtos hortícolas nas refeições servidas em cerca de uma centena de escolas.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend