Foda à Monção chega em take-away para a Páscoa

O tradicional cordeiro à moda de Monção está disponível para take-away nos restaurantes do concelho. (Fotografia: DR)
O tradicional cordeiro assado, conhecido popularmente como Foda à Monção, regressa em peso aos restaurantes do concelho, que apostam no regime de take-away para fazer chegar o prato tradicional às mesas de Páscoa.

Manda a tradição que no domingo de Páscoa haja cordeiro à moda de Monção nas mesas do concelho, e para não fugir à regra, apesar de ainda estarem de portas fechadas, os restaurantes monçanenses vão preparar a especialidade e fazê-la chegar a casa dos apreciadores, em regime de take-away.

Na receita original, eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, a confeção do cordeiro, assado em forno a lenha, num alguidar de barro, deve levar pelo menos 24 horas, lê-se em comunicado. O prato tradicional é ainda acompanhado com arroz de forno, pingado com os sucos do cordeiro.

Na página de Facebook do Cordeiro à Moda de Monção pode ser consultada a lista de restaurantes recomendados no concelho para encomendar esta referência da gastronomia regional.

O termo por que ficou conhecida a especialidade deve-se a uma expressão popular, que remonta às feiras antigas de compra e venda de gado, explica o município, no mesmo comunicado. “Nas semanas anteriores, para que os animais parecessem gordos, os produtores punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água. Na feira, onde os ditos eram comercializados, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos, que não sabiam da manha, compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: Que foda!”




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend