O ouriço-do-mar prova-se num festival na Ericeira

ouriço-do-mar
Fotografia de Sabino Parente/Shutterstock
A vila piscatória prepara-se para receber a terceira edição do Festival Internacional do Ouriço-do-Mar, de 31 de março a 9 de abril.

Os cientistas chamam-lhe Paracentrotus Lividus, mas para os leigos, esta espécie bastante comum nas águas da costa da Ericeira dá-se pelo simples nome de ouriço-do-mar. É na vila piscatória do concelho de Mafra que, de 31 de março a 9 de abril, acontece a terceira edição do Festival Internacional do Ouriço-do-Mar.

A especialidade, conhecida pelo seu intenso sabor a mar, vai ser preparada e confecionada pelos 24 restaurantes da região que aderiram à iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mafra.

Durante o evento, haverá espaço para degustações e sessões de showcooking, agendadas para os dois sábados da semana, a 1 e 8 de abril, e que terão lugar no Mercado Municipal da Ericeira. Está confirmada a presença de vários chefs para manusearem a especialidade: o português António Alexandre, responsável pelo projeto Endògenos, que promove os produtos nacionais; o peruano Roberto Sihuay; e o australiano Justin Jennings.

Conheça a lista completa dos restaurantes aderentes: 7 Praias na Baleia; A Brasa na Gruta; A Canastra; A Tasquinha; Esplanada das Furnas; Estrela do Mar; Funky; Golfinho Azul; Mar à Vista; Marisqueira Brisa; Marisqueira César; Marisqueira Furnas; O Vigarista; Prim; Retiro da Bela Sombra; Ribeira d’Ilhas Surf Restaurant & Bar; Restaurante Dom Carlos; Restaurante Sul; Sushi Drinks Club; Ti Matilde; Tik Tak; Toca do Caboz; Uni Sushi; Viveiros do Atlântico.