Prato do Dia: a invencível armada do Rei dos Leitões, na Mealhada

(Fotografia de Maria João Gala)
A equipa do Rei dos Leitões, aberto na Mealhada em 1947, é uma invencível armada, prodigiosa no peixe e marisco, na carne e nas sobremesas.

Licínia Ferreira e António Paulo Rodrigues são dupla imbatível no Rei dos Leitões e no universo nacional da restauração. Licínia é sobrinha da fundadora da casa em 1947 e Paulo garante nas muitas operações diárias consistência e bondade. O leitão à Bairrada é preparado e servido a preceito e há mais, muito mais a recomendar. Isto porque o Rei dos Leitões é sempre candidato por direito próprio ao exótico trono do melhor restaurante de Portugal.

Fernando Ruas, Rita Baptista, Ana Neves, Rui Neves e Tiago Paulo, são a invencível armada com que deparamos logo que franqueamos a porta deste grande templo gastronómico. Carlos Marques (escanção), Lídia Ribeiro (pastelaria), Leonardo Mendes (cozinha), e a dupla Nelson Santos e António Silva, assadores exímios de leitão, constituem grande brigada. Todos excelentes na forma como assumem e atendem.

(Fotografia de Maria João Gala)

Tudo começa com a profusão de ricas e sápidas entradas que são disponibilizadas a pedido. Finas fatias de presunto ibérico Maldonado são excelente exemplo do tratamento de luxo de que falo. Ostras ao natural complementam na perfeição o impulso inicial e a sapateira recheada é frieza muito bem-vinda. Há que acomodar a brilhante salada de polvo, até porque nos acalma a gula. Nas entradas quentes recomendo as gambas ao alho e as fantásticas amêijoas à Bulhão Pato. Explorando os pratos principais, o pargo assado no forno é de antologia e o filete de robalo com creme de batata e espargos é glorioso. Nas carnes o leitão é rei e é muito bom, e o cozido à portuguesa não lhe fica atrás, peças selecionadas de cortes de carne, enchidos e legumes configuram prazer absoluto. Aqui no Rei também há sempre capão de Freamunde assado, fazem-no com molho de leitão e fazem muito bem. Gosto muito da costeleta de Minhota que se processa na grelha, carne de primeira, acompanhamentos a condizer.

As doces terminações têm contornos de alta pastelaria, são mesmo obras de arte. Não conheço melhor Morgado do Buçaco, e a tarte de amêndoa é feita com enorme atenção ao detalhe. Encontramos também excelentes pastéis de Tentúgal, e delícias de recorte caseiro como arroz-doce. Mas doce mesmo é a recordação com que ficamos sempre desta inexcedível casa.

 

Rei dos Leitões
Avenida da Restauração, 17, Mealhada
Tel. 231 202 093
Web: instagram. com/rei_dos_leitoes
Das 12h às 21h, de quinta a sábado
Preço médio: 40 euros



Ler mais







Send this to friend