Feiras online e ao postigo para comprar o folar de Páscoa deste ano

Feiras online e ao postigo para comprar o folar de Páscoa deste ano
O Folar de Chaves, na D'Chaves. (Foto: DR)
Do folar de Valpaços e de Chaves, ao de São Marcos da Serra e da Pampilhosa, o "bolo" mais popular da Páscoa compra-se este ano em feiras online e iniciativas com venda ao postigo.

Feira do Folar de Valpaços

Em alternativa à realização do evento presencial, que aconteceria nos dias 26, 27 e 28, a Feira do Folar de Valpaços acontece este ano numa nova plataforma online criada pelo município, desde o início de março, com os produtos que habitualmente estariam nas bancas do certame. Para além de mais de uma dezena de produtores locais do conhecido Folar de Valpaços, registado com Indicação Geográfica Protegida, há outros produtos à venda, como fumeiro, azeite, vinho, bolo podre, mel, frutos secos e outros. O objetivo do site é “criar uma ligação mais facilitada entre o produtor e o consumidor, servindo assim o cliente habitual da nossa feira, mas também conquistar novos mercados e proporcionar negócios por um período mais longo”, explica o presidente da autarquia, Amílcar Almeida.

O Folar de Valpaços IGP. (Fotos: DR)

 


Feira do Folar de São Marcos da Serra

Silves Comercial é a plataforma digital criada pela autarquia de Silves para acolher a XXIII Feira do Folar de São Marcos da Serra, que decorre entre 29 de março e 4 de abril com vendas online. “Relembramos que S. Marcos da Serra é uma freguesia do concelho de Silves, conhecida pelas suas características serranas e pelo fabrico do pão e do “Folar”, o “bolo” mais tradicional da Páscoa que complementa qualquer mesa com o seu perfume a canela e erva-doce, decorado com ovos inteiros e feito a partir de uma massa levedada com fermento de padeiro”, explica a câmara municipal no seu site. Nas redes sociais da mesma, haverá ainda a transmissão de atividades, entre os dias 2 e 4. Saiba mais sobre a programação aqui.

O certame algarvio começa dia 29.

 


Festa do Folar da Pampilhosa

O Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Pampilhosa (GEDEPA), no concelho da Mealhada, cumpre este ano a tradição da Feira do Filar, como faz sempre no Domingo de Ramos, mas desta vez com venda de folares ao postigo, consoante reserva prévia, até dia 26. Depois, é só ir levantar à porta da Casa Quinhentista, nas manhãs de sábado e domingo. Para encomendar, basta pedir pelo e-mail [email protected]. Pelas 16h de domingo, o GEDEPA vai assinalar as festividades com apresentações ao vivo na sua página do Facebook.

A Festa do Folar faz-se com venda ao postigo.

 


Sabores de Chaves

A montra digital Sabores de Chaves, que a autarquia criou recentemente para dar palco às tradições gastronómicas e produtores locais ao longo de todo o ano, conta atualmente com oito casas que confecionam o tão famoso folar de carnes de Chaves, com certificação IGP, e que alguns chamam de o mais antigo folar salgado em Portugal. Casos da D’Chaves, da Doce Amargo ou da Prazeres da Terra, entre outros. Basta encomendar online na morada que preferir e receber o mais famoso bolo da Páscoa em casa.

O folar de carne da D’Chaves.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend