Publicidade Continue a leitura a seguir

Feira da Regueifa e do Biscoito regressa a Valongo (com fabrico ao vivo, concertos e teatro)

Festa da panificação decorre no centro da cidade. (Fotografia de Carlos Carneiro/Global imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Padeiros, biscoiteiros, doceiros, artesãos, confrarias, associações e escolas participam naquela festa dedicada à panificação, que toma como palco o centro da cidade. Durante cinco dias, a zona que abrange o Largo do Centenário, a Rua de S. Mamede, a Praça Dr. Nunes da Ponte, o Parque da Senra e a Rua de Sousa Paupério fica, por isso, interdita ao trânsito automóvel.

O Desfile Alegórico, em que participam centenas de crianças das escolas, assinala a abertura oficial do certame, nesta quarta-feira, às 14h30. O programa inclui diversas recriações históricas e a Cerimónia da Bênção do Pão, na sexta-feira, às 20 horas, bem como algumas novidades. Entre elas, contam-se um espetáculo de videomapping na Igreja Matriz de Valongo, nas noites de sexta e sábado; e o lançamento do novo hino da regueifa (com letra e música de José Manuel Carvalho e orquestração de Salomão Abreu), pela voz de Gisela Afonso, no domingo, às 14 horas.

A sessão de showcooking orientada pelo chef Hélio Loureiro, no sábado, às 16 horas, é outro destaque da festa, assim como a competição “Ao domingo é dia de… Concurso da Melhor Regueifa e Biscoito da Feira 2023”, agendada para o último dia, às 17 horas. Pelo meio, há concertos de Marta Ren (quarta-feira), Criatura (quinta), Wilson Honrado (sexta), Aurea (sábado) e Mickael Carreira (domingo). Os visitantes encontram ainda animação itinerante, ao cuidado dos grupos Gaitifarra, Drama e Beiço, Sopraki, Gaitas Sirigaitas e Trupe dos Almeidas, além de outras atividades e associações.
“A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista é, sem dúvida, uma aposta ganha. Por isso, investimos cada vez mais neste evento que tem uma adesão cada vez maior da comunidade e resultados muito positivos no tecido económico local. Temos uma tradição muito forte ligada à panificação, um filão que começa a ser devidamente explorado”, afirma, em comunicado, o presidente da Câmara Municipal, promotora da iniciativa, a par com a Junta de Freguesia de Valongo.
A programação integral pode ser consultada aqui.