Feira da alheira de Mirandela decorre este mês com descontos

Feira da alheira de Mirandela decorre este mês com descontos
A alheira de Mirandela. (Foto: Mirandela Market)
Este ano, a Feira da Alheira de Mirandela troca as margens do rio Tua pela loja online, com dezenas de produtores locais e descontos à mistura. Iniciativa que promove o emblemático enchido decorre durante o mês de março.

A Feira da Alheira de Mirandela, eleita uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, está de volta, mas sob novos moldes. O certame, que promove há mais de duas décadas o enchido emblemático de Mirandela, no distrito de Bragança, decorre ao longo do mês de março em formato digital, deixando temporariamente o Parque do Império, onde tinha por hábito funcionar, junto ao rio Tua.

Este ano, é na plataforma Mirandela Market, que a autarquia criou para dar palco aos seus produtores locais face à quebra de receitas que a pandemia trouxe ao comércio da zona, que se vendem dezenas de alheiras, tanto as tradicionais como as de caça. Podem comprar-se à unidade, mas também existem cabazes, onde se juntam alheiras a outros produtos como linguiças, salpicões, botelos, chouriças, azeites e azeitonas, alguns com desconto no preço atual.

A feira anual realiza-se há mais de duas décadas. (Foto: Mirandela Market)

Além disso, no Mirandela Market pode ler-se e conhecer-se melhor a origem e as tradições ligadas a este enchido, e ao seu processo de certificação Indicação Geográfica Protegida. Só no concelho de Mirandela, o negócio da alheira movimenta 30 milhões de euros por ano e dá emprego direto a cerca de 700 pessoas, tanto em cozinhas regionais como nas grandes fábricas.

A Feira da Alheira de Mirandela realiza-se desde 1999 por iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Mirandela. O certame transformou-se num “evento de referência nacional e internacional, que conjuga a vertente comercial com entretenimento e gastronomia”, como descreve a autarquia. “A localização geográfica no Parque do Império, junto ao rio Tua, a qualidade dos produtos expostos, a possibilidade de degustação de iguarias no pátio da restauração, o cartaz musical, bem como o programa complementar, desde sempre motivaram anualmente a deslocação de milhares de visitantes a Mirandela para participarem neste evento”, sustenta.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend