Farófia com creme de leite e papas de carolo: Lídia Ribeiro ensina como se faz

Lídia Ribeiro é a chef pasteleira do Rei dos Leitões. (Fotografia de Maria João Gala/Global Imagens)
O Rei dos Leitões, que hoje é muito mais do que um restaurante dedicado ao leitão, tem nas sobremesas uma grande aposta. Principalmente desde que há cerca de cinco anos chamou para a sua equipa a pasteleira Lídia Ribeiro.

Natural da Anadia, Lídia conhece bem a tradição regional e o seu rigor, como se pode verificar no clássico morgado do Bussaco, mas também abraça a criatividade tanto nos sabores como na apresentação, até porque se especializou em cake design. Passou por espaços como a Ladurée, em Lisboa, e a Pastelaria Latina, em Aveiro. Foi também proprietária de uma loja de produtos de pastelaria, em Cantanhede. As sobremesas que partilha agora – farófia do Rei e creme de leite e papas de carolo – são prova disso mesmo.

FARÓFIA DO REI E CREME DE LEITE

Ingredientes

Farófias
– 6 claras de ovo
– 100 gr de açúcar

Creme de Leite
– 1 l de leite
– 250 gr de açúcar
– 6 gemas
– zeste de limão (a gosto)
– 1 pau de canela

Preparação

Farófias
Bater as claras em castelo e juntar o açúcar, reservar. Ao leite (que será usado para o creme), juntar, em lume brando, o açúcar, a zeste de limão e o pau de canela. Levar à temperatura de 90º e adicionar, com uma colher, as claras. Deixar cozer levemente, retirar e escorrer.

Creme de Leite
Feito o processo anterior, adicionar as gemas e o açúcar ao leite que restou da cozedura das farófias. Deixar engrossar. Colocar num recipiente o creme e as claras cozidas.

PAPAS DE CAROLO

Ingredientes:

Fruta cristalizada
– 1 kg de fruta variada
– 2 l de água
– 1 kg de açúcar
– 4 cravos da Índia
– 1 pau de canela

Papas
– 500 gr de sêmola de milho branco
– 1 l de água
– 1 l de leite
– 200 gr de açúcar

Preparação:

Fruta Cristalizada
Lavar e cortar a fruta no tamanho desejado. Juntar a água, o açúcar, os cravos-da-índia, o pau de canela e levar a ferver a 160°. Juntar a fruta lentamente e cozinhar por 30 minutos. Adicionar mais água se necessário. Quando terminar o tempo de cozedura escorrer a fruta e deixar arrefecer.

Papas
Num recipiente, levar ao lume a água e semola de milho. Deixar cozer em lume brando. Quando já estiver cozido, juntar o leite e o açúcar. Deixar, novamente, ferver lentamente até ficar em creme. Juntar a fruta cristalizada cortada em pedacinhos.

Especialidades em casa
Para cumprir as medidas de contenção devido ao Covid-19, o Rei dos Leitões fechou as salas do seu restaurante, estando atualmente a trabalhar apenas com take-away e entregas ao domicílicio, tanto de comida como de vinhos. A carta tem mais de 20 propostas, entre entradas, pratos principais e sobremesas, onde não falta o famoso morgado do Bussaco.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend