Fábio Bernardino, o chef que cozinha todos os dias em direto

O chef Fábio Bernardino ensina a fazer receitas na televisão e nas redes sociais. (Fotografia: DR)
Todos os dias, o chef Fábio Bernardino ensina a fazer, no mínimo, uma receita em direto nas redes sociais. De forma simples, prática e interagindo com os seguidores. É quase uma telenovela.

Há um ano que o chef Fábio Bernardino tem encontro marcado com os seguidores das redes sociais, diariamente, às 19h, e ao fim de semana às 10h30. Esteja onde estiver, ensina a fazer uma receita simples, com ingredientes comuns e “vocabulário terra a terra”, via Instagram e Facebook. Pode ser um prato de carne, peixe, vegetariano ou, ao sábado e ao domingo de manhã, um doce. Tanto partilha truques para o soufflé não abater como para aproveitar um frango ao máximo.

O chef, de 32 anos, que à sexta-feira também vai cozinhar ao programa da RTP1 “A nossa tarde”, procura ainda incentivar hábitos alimentares saudáveis, como substituir o sal por ervas aromáticas e especiarias. Tem uma ligação tão próxima com quem o acompanha nos diretos, que sabe os nomes e as terras de muitos seguidores. Eles devolvem-lhe o carinho perguntando, por exemplo, pelos seus bichos de estimação (ler abaixo). Acaba por ser uma espécie de telenovela, observa, dado que “a vida real mistura-se com o direto”. Um projeto de cozinha virou, assim, espaço de afetos – com um nome certeiro: “Sabores que nos unem”.

A Cabidela e a Patanisca

Fábio Bernardino tem como animais de estimação a gata Patanisca e a galinha Cabidela. “A Cabidela anda sempre comigo e, quando chega o carteiro, canta. Parece um cão de guarda”, diz, a rir. Já a gata, recolhida da rua, “é louca por cozinha” e acompanha os diretos. Muitas vezes, os seguidores pedem ao chef que mostre a felina.

Aproveitamentos

Fábio Bernardino aproveita os alimentos na totalidade. Cozinha cenouras e batatas com pele e usa as cascas de cebola e alho para fazer um caldo aromático, por exemplo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend