Estes gelados são feitos em família

Waffle com gelado de ovos moles, chantily, fruta e molho de chocolate. (Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens)
Gelados artesanais, copas gulosas, waffles e saladas criativas recheiam o menu da Fontana di Trevi, o mais recente negócio da família Costa, que já conta décadas de experiência no mundo dos gelados.

A história desta gelataria familiar teve início na Alemanha, na década de 1980, quando Donzília Costa, a matriarca, começou a trabalhar numa gelataria italiana, de que mais tarde viria a ser proprietária. No início de 2000 a família regressou a Portugal, e trouxe na bagagem a receita artesanal dos gelados, dos crepes e dos waffles, e a vontade de continuar no ramo.

Assim nasceu a gelataria Milano, primeira de seu nome, na Praia da Barra – de que Donzília e o marido Manuel foram donos durante 16 anos, – e em 2014, uma segunda casa, dessa vez em Aveiro, e sob o comando do filho mais velho do casal, Daniel.

Este verão a família juntou um novo projeto ao repertório, dedicado àquilo que de melhor fazem, os gelados, mas com uma lufada de frescura.

“Queríamos virar a página e inovar”, assume Donzília. E por isso arriscaram num lugar inesperado, o edifício da Casa da Cultura de Ílhavo, para abrir a gelataria Fontana di Trevi.

O nome foi inspirado numa das fontes mais emblemáticas da cidade de Roma, que, diz a lenda, traz sorte a quem para lá atira uma moeda. “É a gelataria da sorte”, conclui Donzília, sorrindo. E como não poderia deixar de ser, a um recanto está também instalada uma pequena fonte como parte da decoração da sala, marcada por tons de verde e pormenores em dourado, e uma grande frontaria envidraçada.

Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens)

A receita original dos gelados continua a ser seguida à risca. “É a receita genuína que o pai ensinou aos filhos”, garante Donzília, e que serve de base aos mais de 30 sabores de gelados produzidos ali mesmo por René, o filho mais novo do casal, que assumiu a gerência do novo negócio. Os gelados vão variando diariamente e são usados para compor as 80 copas da carta, todas criadas por Donzília. Há combinações para os que gostam mais de fruta ou mais de gulodices, ainda que uma das preferidas seja a que leva gelado de ovos-moles e doce de ovos.

Os waffles e os crepes, de massa caseira e muito saborosa, são outra das atrações da carta, servidos ao gosto do cliente, com fruta fresca e os gelados de eleição. A gelataria tem ainda um espaço reservado ao serviço de pastelaria e cafetaria, com uma grande variedade de chás, infusões e chocolate quente aromatizado. Para um almoço ligeiro há sempre sopa, várias saladas criativas – algumas levam fruta e são servidas num crepe – e baguetes à escolha. Para um doce final, a copa Sonhos Quentes, que leva gelado, natas e chocolate quente, é um regalo à altura da estação.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend