Lisboa tem um novo brunch feito em “laboratório”

A Lab Padaria Portuguesa nasceu em fevereiro, nas Avenidas Novas, com uma decoração a demarcar-se das restantes lojas do grupo, mas também com novidades gastronómicas. Uma delas é o novo brunch.

O chão não é de mosaico hidráulico, o balcão não é preto com ditados populares, nem o pão é feito segundo métodos industriais. Na nova Lab Padaria Portuguesa que abriu na Avenida da República, a 26 de fevereiro, há muitas diferenças em relação às restantes lojas da marca. A começar pelo espaço (todo branco, a aproximar-se do ambiente das antigas padarias) e a acabar no brunch, uma das novidades que acompanhou a abertura deste laboratório de panificação e pastelaria da Padaria Portuguesa, aberto ao público.

Esta refeição é apenas servida ao fim de semana, entre as 09h00 e as 16h00 e, apesar de o pedido acontecer ao balcão, os quentes vão sendo levados à mesa conforme saem da cozinha. Logo ao início é pedido ao visitante que opte entre os ovos turcos ou com salmão em pão brioche. Já não é segredo que os primeiros têm merecido destaque no brunch. Levam iogurte natural, temperado com alho e especiarias, duas fatias finas de pão, ovos escalfados e são um consolo para o estômago.

É preciso escolher ainda entre as leves panquecas de ricotta regadas a xarope de ácer e o porridge, umas papas de aveia de cúrcuma e fruta; e ainda selecionar a bebida quente e o sumo natural que integra o brunch. Há sempre três à escolha e um deles é o já conhecido multivitaminas.

Através das vitrinas é possível observar o trabalho no laboratório de pastelaria. É aqui que acontecem os testes para os bolos novos da Padaria Portuguesa.

Não podia faltar, claro, o pão de fermentação longa desenvolvido pelo padeiro Paulo Cardoso, até porque este é uma das grandes novidades do Lab, além dos novos bolos que ali são produzidos. O laboratório de panificação está precisamente à vista do público para que este possa acompanhar o processo e assistir ao desenvolvimento do pão de fabrico artesanal, preparado apenas com três ingredientes: farinha, água, sal e um extra, a massa-mãe (uma massa natural cujas leveduras têm função semelhante à do fermento).

O Lab Padaria Portuguesa têm cinco pães artesanais à venda, dos quais dois são incluídos no brunch, o de mistura e a doce broa de milho. No mesmo prato vem ainda um croissant, compota, manteiga, pasta de abacate, queijo e charcutaria. Por 16 euros, sai-se de barriga cheia, e ainda é possível adicionar extras ao brunch ou até partilhá-lo, no caso de querer uma refeição mais leve.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Os pães doces da Malásia chegaram a Portugal. Saiba onde
8 restaurantes para comer à grande e à alentejana em Lisboa
Onde comer bom leitão assado em Lisboa e no Porto

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend