Está eleita a Melhor Patanisca de Lisboa

Está eleita a Melhor Patanisca de Lisboa
A patanisca da chef Marlene Vieira venceu o concurso anual organizado pelo Peixe em Lisboa. Um petisco que é uma homenagem à sua avó.

Estavam nomeadas casas como a Taberna da Rua das Flores, a Casa da Comida, o Panorama (do Hotel Sheraton Lisboa), o D’Bacalhau (que mereceu esta distinção no ano passado) e o Sem Dúvida, mas foi Marlene Vieira que venceu este ano a categoria de Melhor Patanisca Lisboeta, o prémio atribuído anualmente pela Peixe em Lisboa, o festival gastronómico que arrancou a 4 de abril no Pavilhão Carlos Lopes, na capital, e por ali fica até dia 14 deste mês.

As pataniscas a concurso foram avaliadas em várias frentes, da sua crocância à pouca gordura e ao tipo de massa, numa prova cega onde participou um leque de jurados e especialistas do mundo gastronómico, entre os quais estavam Maria de Lurdes Modesto e Virgílio Nogueiro Gomes. «Fico muito feliz de, com esta patanisca, homenagear a minha avó – e contribuir para que não se perca a boa confeção das iguarias tradicionais», explicou a chef vencedora, que lidera o restaurante Panorâmico, no TagusPark de Oeiras.

Marlene Vieira refere-se a uma avó minhota, com quem aprendeu a fazer as pataniscas. Os ingredientes são os óbvios, do ovo à farinha, água, sal, salsa e pimenta, mas o bacalhau usado era desfiado fino, uma vez que não havia postas altas em casa da sua avó. Pataniscas à parte, a chef tem um novo livro de sobremesas que está a ultimar e que deverá ser publicado em junho.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Peixe em Lisboa reúne em abril chefs de todo o mundo
A receita de pato assado da chef Marlene Vieira
Onde se comem boas pataniscas na cidade de Lisboa?




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend