Esta é a «melhor rabanada de Ermesinde»

Foi a vencedora do primeiro Concurso da Melhor Rabanada de Ermesinde e sai todos os dias no Pão Quente Sousa, feita por Maria Palmira Barbosa, segundo uma receita da avó. O chef Hélio Loureiro estava no júri do concurso promovido pela Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo.

Maria Palmira todos os dias recheia com rabanadas a montra do Pão Quente Sousa, bem no centro de Ermesinde. A vencedora do primeiro concurso da Melhor Rabanada de Ermesinde, que contou com 27 receitas de rabanadas, segue à risca uma receita da avó e diz que o segredo do sucesso está no pão: «São feitas com pão de cacete de fabrico próprio», refere. Depois da fritura, as fatias são envolvidas em açúcar e canela. Quem visita a padaria/pastelaria, junto à Estação de Ermesinde, pode ainda pedir a rabanada com uma dose generosa de molho de mel. Há ainda outro segredo: «São feitas com muito amor», diz Maria Palmira, sócia gerente daquele pão quente de portas abertas há 25 anos.

Foi esta receita que valeu às rabanadas de Maria Palmira o primeiro lugar no Concurso da Melhor Rabanada de Ermesinde, promovido pela Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo, e que que contou com a presença do chef Hélio Loureiro – confrade honorário da Confraria – no painel de júris. «Foram elogiadas pelo chef Hélio, por isso devem ser mesmo especiais», nota Maria.

Ao concurso, que aconteceu no passado dia 25 de novembro, chegaram ao todo 27 receitas de rabanadas, confecionadas por particulares e confeitarias de todo o concelho de Valongo. A rabanada que ficou em segundo lugar pode provar-se numa outra padaria não muito longe dali, na Avenida João de Deus. A “medalha de prata” foi para Glória Santos, do Glorinha Café. E além das melhores rabanadas de Ermesinde, há muito mais doces que valem a pena conhecer no concelho de Valongo.

Conheça na fotogaleria acima outras boas e doces razões para visitar a terra do pão e do biscoito.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Ermesinde: A padaria que inventou a regueifa aos folhos
Há uma nova geladaria com sabores a regueifa e biscoitos
Valongo: A rua central com boa comida e cultura




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend