Restaurantes reabrem com novos menus, mas sem perder a identidade

Nos restaurantes do Esporão continua-se a apostar na cozinha de produto. (Fotografia: DR)
Pela sua natureza, muitos restaurantes não sentiram necessidade de alterar muito as suas propostas. Quem tem como base trabalhar produtos regionais e sazonais continua a fazê-lo, por ser uma forma de ir apresentando novidades.

Esporão
Porto e Reguengos de Monsaraz
Cozinha de produto de norte a sul

O restaurante da Herdade do Esporão no Porto, voltou a abrir portas com carta nova mas sem alterar o conceito. A ideia continua a ser servir pratos onde o produto, a região e a estação do ano estejam refletidos, com o Alentejo e o Douro a cruzar-se muitas vezes. Assim, inicie-se com um couvert com broa de Avintes e pão de massa mãe da portuense Padaria Masseira, acompanhada por banha de porco preto com especiarias e alho frito e o azeite do Esporão.

Moelas de pato guisadas em molho de tomate, escabeche de coelho, pão torrado e salada de tomate com granizado de ervas frescas são outras das sugestões. Mais novidades há no espaço na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz. Em breve, será inaugurado o Restaurante Jardim para servir jantares descontraídos, com vista para as vinhas. Os pratos serão maioritariamente de grill. Luísa Marinho

(Fotografia: DR)

 

Esporão no Porto
Rua do Almada, 501. Tel.: 220190153
Das 11h às 15h e das 19h às 23h. (última reserva para jantar, 21h30). Encerra domingo, segunda e terça-feira.
Preço médio: 25 euros

Jardim-restaurante Herdade do Esporão
Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz. Tel.: 266509280
Das 19h às 23h. Encerra à segunda e terça-feira. (Apenas por marcação)
Preço médio: 40 euros

 

Atrevo
Porto
Trabalhar memórias

A extensão do horário de funcionamento ao almoço, e um desconto de 15% se a reserva for feita diretamente com o restaurante foram as principais novidades na reabertura do Atrevo. Tânia Durão, chef e mentora deste espaço no Bonfim, pretende chegar a mais clientes e, com o novo menu executivo, oferecer uma opção rápida para quem tem pouco tempo para almoçar.

Contudo, quem não tiver pressa, pode mergulhar no novo menu de degustação, disponível também ao jantar, composto por nove momentos, resultados da cozinha criativa da chef, focada na técnica e no produto, sobretudo de origem nacional.

Mexilhão com urtigas e algas, timbale de beterraba fumada com areia de avelã, e truta com papoila e agrião – peixe que Tânia quis “recuperar” porque, além de remeter para as suas memórias de infância, “pouco se usa em cozinha de autor” – são alguns dos pratos do novo menu de degustação. A terminar, o matcha, baunilha e tangerina, que reúne diversas texturas, como creme, gelado, espuma e merengue. Ana Luísa Santos

(Fotografia de Igor Martins/GI)

 

Atrevo
Rua Morgado Mateus, 49, Porto (Bonfim). Tel.: 968226456
Web: atrevo.pt
De quarta a sábado, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 23h. Encerra de domingo a terça.
Preço: menu executivo desde 12 euros; menu de degustação desde 39 euros.

 

Apego
Porto
A frescura da época

Frescura e sazonalidade marcam, mais uma vez, a carta do Apego, projeto da chef Aurora Goy, onde os sabores portugueses se cruzam com a técnica francesa.

No curto cardápio, com apenas três sugestões para cada momento, sobressai o uso das ervas aromáticas, e dos legumes e fruta da época, como o tomate, na tarte de coração de boi, tahini e ervas, e a beringela, servida com miso, pão torrado e toucinho.

Corvina, pregado e frango do campo são as proteínas que compõem os pratos principais, mas os vegetarianos são bem-vindos, bastando informar a chef das restrições alimentares. O Menu Desapego (duas entradas, dois pratos e uma sobremesa) continua a ser servido. Almoços, só ao sábado e à carta. Ana Luísa Santos

(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

 

Apego
Rua Santa Catarina, 1193, Porto (Baixa). Tel.: 224029984
Web: facebook.com/apegorestaurante. De terça a sábado, das 19h às 23h30. Encerra domingo e segunda.
Preço médio: 23 euros

 

G
Bragança
Não mexer e manter a qualidade

O restaurante dos irmãos Geadas – António e Óscar Gonçalves – na Pousada de Bragança, reabriu com uma nova carta para o verão. Este, que é o primeiro restaurante distinguido com estrela Michelin no nordeste transmontano, sempre teve na sazonalidade e nos produtos regionais as suas bases principais, que depois são trabalhadas pela imaginação do chef Óscar. O encerramento e o regresso pós confinamento não alterou em nada essas premissas.

“No nosso caso, alteramos a carta tal como iríamos fazer, não há uma grande diferença. A única diferença é que padecemos de falta de clientes”, diz António. Quanto à carta, há galo capão com espargo e figo, e vaca com ervilhas e centeio, das das novidades de carne. No peixe, o pregado, cherovia e cenoura roxa e o robalo com lula e espargo destacam-se. Luísa Marinho

(Fotografia de Rui Manuel Ferreira/GI)

 

G
Estrada do Turismo, Bragança
Tel.: 273331493
Web: gpousada.com
Preço médio: 80 euros (à carta)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend