No interior, a rusticidade das madeiras e de ferramentas agrícolas servem de decoração e fazem a devida homenagem à vida e ao trabalho nos campos. Já na esplanada no exterior, ampla e alargada nos últimos tempos, somando mais de centena e meia de lugares, come-se junto a hortas biológicas com favas, coentros e couves. No quintal, é impossível não reparar na zona lúdica infantil para os mais novos se entreterem, o mesmo se aplicando à castiça casa em madeira construída numa árvore e onde está pendurado um baloiço.
A descrição não deixa para dúvidas: às portas de Borba, na aldeia de Alcaraviça, o Espalha Brasas serve os sabores alentejanos num cenário rural, longe da confusão e ao ritmo dos silêncios da ruralidade. É este o cenário escolhido há 20 anos pelo casal Dinis Cachapela e Paula Santos, ele gestor da casa, ela encarregue pelos apuros e temperos na cozinha. “As pessoas adoram vir aqui comer no meio da natureza. Há quem venha aqui de Lisboa, Setúbal e outras zonas do país só para fazerem uma refeição”, conta Dinis.
À mesa chega uma variedade de assados no forno a lenha, como o coelho, o bacalhau, as bochechas de porco-preto e o chispe, todos servidos em caçarolas de barro. Outro dos pratos que nunca sai da carta é a galinha tostada (um clássico do receituário alentejano), tal como acontece com as tiras de entrecosto com esparregado, a carne frita com migas ou a cremosa sopa de tomate adornada com ovo escalfado e enchidos da zona, por exemplo. Em algumas zonas da esplanada ficam abrigadas do sol e da chuva, levando a almoços ou jantares prolongados e despreocupados por estes lados.
Longitude : -8.2245