Enguia da Lagoa de Santo André protagoniza festival gastronómico

Enguia à mesa em Santo André. (Fotografia: DR)
Até 12 de fevereiro, o Festival da Enguia da Lagoa de Santo André prova-se à mesa de 10 restaurantes locais, que preparam a iguaria local de várias formas: fritas, em ensopados, caldeiradas ou cataplanas.

O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André está de regresso com a sua oitava edição e volta a colocar os holofotes sobre esta iguaria local, pescada numa área de reserva natural. A iniciativa gastronómica, organizada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, já arrancou e prolonga-se durante mais de duas semanas, terminando a 12 de fevereiro.

No total, há 10 restaurantes aderentes, na freguesia de Santo André, que mostram a versatilidade da enguia, servida em caldeiradas, cataplanas, ensopados, açordas, mas também grelhadas, fritas ou em tibornas, por exemplo. A Cascalheira, Cantinho dos Sabores, Chez Daniel, Dom Lucas, Faz-te Esperto, Figo Doce, Gentileza à Mesa, Marina’s Restaurante, Mesa da Vila e o Ti Lena Restaurante & Casa do Gin, habituados a trabalhar este produto que é um ex-líbris da região, são os espaços participantes.

“Neste festival procura-se cultivar o conceito de experiência gastronómica, facilitado pela excelência dos produtos e sabores locais, pelo saber cozinhar e pela genuinidade da cozinha alentejana. O principal objetivo deste festival é estimular a economia local, através da promoção da gastronomia e de um produto de reconhecida qualidade, que se procura ser património local”, explica Álvaro Beijinha, presidente da autarquia.

Para consultar os contactos e os pratos dos restaurantes aderentes, basta clicar no programa oficial do festival gastronómico.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend