Em Campo de Ourique, nasceu uma Bucha que se prova à mão

(Fotografia de Paulo Alexandrino)
Aberta este ano, A Bucha trouxe a Campo de Ourique uma mão-cheia de sandes variadas, feitas com focaccias de fermentação lenta. Da bresaola ao rosbife, à cavala ou tofu, há opções para todos.

A gastronomia sempre foi um fio condutor na amizade de longa data entre Gonçalo Bettencourt e Luma Athayde. Ele é portuense e organizador de viagens e ela é lisboeta e arquiteta paisagista. “Eu sempre gostei muito de cozinhar e a Luma é uma foodie exigente”, explica o coproprietário d’A Bucha, a casa de sandes que abriu em fevereiro em Campo de Ourique.

A carta criada pela dupla tem seis opções à escolha (a partir dos dez euros), “sandes simples e boas, que não são apenas um petisco mas uma refeição”, conta Gonçalo, que escolheu a zona da capital onde reside para dar vida a este novo projeto. “Não só é um sítio de muita passagem como é um local onde ainda se mantém a vida de bairro”, acrescenta.

A sandes Bresaola é uma das opções da casa. (Fotografias de Paulo Alexandrino)

A sandes vegana de filetes de tofu marinado.

As marinadas e carnes curadas italianas – estas afiambradas na hora – ocupam boa parte da inspiração, consequência natural de Luma ter estudado em Florença. A sandes Bresaola, uma das bestsellers, junta este tipo de carne de vaca curada natural da região de Lombardia, no norte de Itália – também vulgarmente apelidado como o presunto da vaca – a um creme de pistacho, creme fresco de mozarela e rúcula. A Salame Finocchiona IGP aposta nesta carne de porco toscana curada com funcho e junta-lhe maionese de pepino, salada verde e picles. A Sopressa dei Castelli, um enchido de carne de porco curada com alho, leva ainda um creme de mozarela, alface, rúcula e azeite trufado.

Há ainda a sandes de rosbife marinado em azeite, limão e tomilho, com molho cremoso de rábano, couve roxa, rúcula e alface; a de filetes de cavala enlatadas com limão, combinadas com molho de caril, sriracha, couve roxa, agrião e rúcula; e ainda a opção vegana, a sandes de filetes de tofu marinados num molho asiático, sriracha, cenoura e pepino. Comum a todas as sandes são as focaccias artesanais de fermentação lenta, feitas pela Do Beco, padaria de Arroios eleita pelos donos d’A Bucha depois de testarem vários pães diferentes.

A Bucha nasceu em fevereiro no bairro de Campo de Ourique.

Gonçalo Bettencourt é um dos proprietários do espaço.

O espaço é pequeno e junta apenas seis lugares sentados, mas o grab and go é uma dinâmica forte da casa. Além das sandes que ocupam o inegável protagonismo, a carta tem mais uma mão cheia de opções, como carpaccios, burratas e crostini (pedaços de tostas crocantes), mas também chás, kombuchas e vinho a copo. Para este ano, estão para chegar menus executivos ao almoço.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Silva Carvalho, 155A, Lisboa
Telefone
939963749
Horário
Das 12h às 20h30. Encerra segunda.
Custo
() Preço: sandes desde 10 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Ler mais







Send this to friend