Eleven com menu especial nos 50 anos de carreira de Joachim Koerper

O restaurante de alta cozinha Eleven está ao cuidado do chef Joachim Koerper há 17 anos. (Fotografia: DR)
O chef Joachim Koeper, à frente do Eleven desde a sua fundação, há 17 anos, em Lisboa, comemora meio século de carreira neste ano. A data é assinalada com um menu especial naquele restaurante de alta cozinha, que pôs a capital portuguesa no guia Michelin – conquistou uma estrela no ano seguinte à abertura, e ainda a mantém. Koeper trabalhou em restaurantes que perfazem 14 estrelas, no total.

O “Menu 50 anos inclui cinco pratos e duas sobremesas, assentes na cozinha mediterrânica e nos produtos de época, a harmonizar com oito vinhos do chef, entre vinhos alemães, vinhos da Malhadinha Nova, no Alentejo, e espumantes.

O chef Joachim Koerper.
(Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens)

O novo cardápio constitui uma homenagem a Lisboa, cidade onde se estabeleceu Joachim Koerper, com um percurso internacional e cheio de distinções. A cidade surge representada tanto a abrir o menu como a fechá-lo – no caso, com uma sobremesa envolvendo um pastel de nata em aro, mousse de café, gelado de canela e limão. “A minha versão do pastel de nata com a sua bica” é o nome.

“A minha versão do pastel de nata com sua bica”
(Fotografia: DR)

Pelo meio, também alude a outros momentos determinantes no percurso do chef, da Alemanha à Suíça, passando por Espanha e Portugal. Por exemplo, o primeiro prato, “lagostim com joelho de porco (eisbein), abacate e gengibre”, transporta-nos ao seu país natal; enquanto o “salmonete de Moraira”, com ervilhas do Alentejo em diferentes texturas, bouillabaisse e açafrão espanhol, remete para Moraira, Alicante, onde Koerper criou o restaurante Girasol, brindado com uma estrela Michelin nove meses depois.

“Lagostim com joelho de porco (eisbein), abacate e gengibre”.
(Fotografia: DR)

Já “O meu dia no mercado de Singapura”, que combina leitão da Bairrada lacado com fried rice e dim sum, representa a sua primeira experiência em Portugal, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

O menu, no valor de 109 euros – a que se somam 49 euros, com a harmonização de vinhos -, vai estar disponível durante todo o ano no Eleven, que funciona num edifício projetado pelo arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, com vista para o Tejo.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend