Duas receitas de Maria João Clavel para toda a família

Maria João Clavel, além de criadora de receitas, é fotógrafa e stylist de comida. (Fotografia: DR)
Maria João Clavel já foi designer gráfica, diretora criativa e professora de Multimédia na Soares dos Reis, no Porto, mas a paixão pela cozinha falou mais alto. Há dez anos, criou o blogue de culinária Clavel’s Cook e, mais tarde, a escola Clavel’s Kitchen. Nas redes sociais, presenta-se ainda como fotógrafa e stylist de comida, mas, primeiro que tudo, mãe. Eis duas receitas fáceis, capazes de agradar a todos - inclusive, às crianças.

 

Massada de camarão

(Fotografia: DR)

Ingredientes:

200 g de massa cotovelo
Água quente q.b.
6 dentes de alho
1 fio de azeite
25 a 30 camarões cozidos
1 copo de vinho
1 embalagem de tomate pelado
2 folhas de louro
1 c. de sopa de manteiga
1/2 malagueta picada (opcional)

Preparação:

Cozer a massa em água com sal. Refogar metade dos alhos picados num tachinho com um fio de azeite e juntar as cascas e as cabeças dos camarões. Deixar refogar bem. Refrescar com o vinho e juntar o tomate, as folhas de louro, cerca de 100 ml de água quente e a manteiga. Deixar levantar fervura e triturar tudo com a varinha mágica. Refogar os restantes alhos picados noutra frigideira, com um fio de azeite, e saltear os camarões descascados. Juntar a massa cozida e um pouco da água de cozedura. Temperar com sal e pimenta, acrescentar o caldo de camarão coado e envolver tudo. Polvilhar com cebolinha fresca e coentros frescos picados e servir com malagueta picada por cima (caso goste).


Tarte de morango

(Fotografia: DR)

Ingredientes para a base:

1 pacote bolacha Maria
125 g manteiga

Ingredientes para o recheio:

6 morangos
1 lata de leite condensado
1 pacote de gelatina de morango
1 chávena água a ferver
1/2 chávena água fria
4 gotas de limão

Preparação da base:

Num robot de cozinha, triturar a bolacha. Acrescentar a manteiga em temperatura ambiente e voltar a triturar tudo junto. Forrar uma tarteira de fundo falso, amassando com as mãos humedecidas com água. Levar ao frigorífico.

Preparação do recheio:

Num copo de varinha mágica, reduzir os morangos a puré. Numa taça, colocar o conteúdo do pacote de gelatina, juntar a chávena de água a ferver e mexer com uma vara de arames. Adicionar a água fria e voltar a mexer. Acrescentar o leite condensado e a polpa dos morangos e mexer. Adicionar as gotas de limão. Deitar o preparado na tarteira e levar ao frigorífico. Após quatro horas, está pronto a servir. Enfeitar a gosto, sendo que os frutos vermelhos ficam “lindos e dão um sabor maravilhoso”.


Os indispensáveis

Na despensa de Maria João Clavel não podem faltar mozarela fresca pequena (”As minhas filhas adoram”, comenta), tomates-cereja, fruta, iogurtes e coentros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend