Duas mesas para casar o vinho e a comida no Alto Douro

Polvo grelhado com migas do restaurante Cozinha da Clara. (Fotografia: Artur Machado/GI)
Fazer uma paragem nas mesas - todas elas panorâmicas - onde os sabores da região se casam com o vinho. E onde se ensaiam apesar desse apego à tradição gastronómica, frescas criações de cozinha moderna.

Cozinha da Clara | Quinta de La Rosa
Tradição reinventada

Chef Pedro Cardoso da Cozinha da Clara (Fotografia: Artur Machado/GI)

Ao fim de dois anos de existência, a Cozinha da Clara ainda não deixa de surpreender. Grande parte do entusiasmo e inovação que por ali se encontra é da responsabilidade do chef Pedro Cardoso, duriense, e por isso acostumado aos sabores típicos da região, mas sem deixar de os trabalhar com um toque de modernidade. Para a carta de primavera e verão preparou um festim com os produtos da época, a começar pela saborosa sopa fria de tomate assado e lascas de queijo da Ilha. Ainda que a carne seja firme na ementa, em sugestões como a posta de vitela maturada, com puré de batata trufado, cogumelos frescos e espargos verdes, o peixe também não fica atrás.

O produto que Pedro mais gosta de trabalhar, admite, é o bacalhau. «Tem de estar no ponto certo de cozedura, mas é um peixe muito versátil», nota o chef. Marca presença na nova carta, assado em azeite Quinta de La Rosa, com grão de bico, chouriça de Lamego e grelos. Para acompanhar cada um dos pratos o chef de sala ajuda a escolher o melhor vinho, de La Rosa, é claro.

As sugestões vegetarianas também mereceram um reforço, nas entradas e nos pratos principais, confecionados com ingredientes da pequena horta da quinta. Às sextas, sábados e domingos, continua a chegar à mesa o cabrito assado, cozinhado em vácuo durante 12 horas. As tais recriações da cozinha tradicional que enriquecem a Cozinha da Clara.

O entusiasmo de Pedro estende-se à próxima novidade da quinta em matéria de gastronomia, a inaugurar ainda este verão: a zona de churrasco, que tem também forno para pizas. «A La Rosa vai passar a ter duas cozinhas, esta última mais de grelhados», promete o chef.

 

Conceitus | Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
Fazer brilhar o vinho

Chef André Carvalho do Conceitus (Fotografia: Artur Machado/GI)

A Quinta Nova fica na margem direita do rio Douro, a 16 quilómetros do Pinhão, mas quem quiser um descanso da estrada, pode lá chegar de barco. Com marcação prévia, a quinta organiza a travessia do cais do Ferrão, na margem esquerda, até à propriedade. Um agradável passeio de 15 minutos, que fica ainda melhor ao culminar com um almoço no restaurante Conceitus, em particular no terraço com vista para o vale. A chegada da primavera inspirou o chef André Carvalho a reformular por completo a carta e o serviço. Agora, é o cliente quem cria o seu próprio menu de degustação, com três ou cinco momentos. «A ideia é dar mais liberdade ao cliente de fazer a sua própria experiência», explica o chef.

Criar uma carta para harmonizar com os vinhos da casa é um desafio que André abraça com dedicação. «Temos de evitar sabores muito fortes, o escabeche por exemplo tem de ser numa quantidade pequena, para não chocar com o vinho», esclarece.

O Quinta Nova Reserva Rosé, envelhecido entre três a quatro meses em barrica, é uma das sugestões para abrir a refeição e acompanhar a seleção de petiscos do chef, como a tal tosta de cavala em escabeche, na proporção certa para fazer brilhar os vinhos da casa, uma seleção a cargo do sommelier.

O restaurante também se associou recentemente ao movimento slow food, que privilegia os produtos e fornecedores locais. Pelo que nas sobremesas, os frutos da região que por esta altura abundam nos pomares são a estrela, entre as demais sugestões, do delicioso cheesecake de cereja, com gelado de frutos vermelhos. Fresco e aromático. O sabor da época em cada colherada.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Comer, beber e passear no Douro à boleia da EN222
11 quintas do Douro onde se come (e bebe) bem
Este sítio no Douro é um paraíso para autocaravanas




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend