Porto: Um café e jardim secreto para fugir da confusão

É café para petiscar, é loja com brinquedos a lembrar outros tempos e, cereja no topo, é também um jardim com árvores de fruto e espaço para brincadeiras. A Dona Fucas é uma sala de estar e ficar, acabada de estrear, na Lapa.

Ir ao café-loja Dona Fucas é ir à descoberta. Primeiro, para-nos a montra, com bonecas coloridas e brinquedos de madeira, de um edifício antigo da movimentada Rua Antero de Quental. Ao entrar, vêem-se brinquedos que remetem para infâncias de outra gerações – bonecas e animais de pano, casas de bonecas em madeira, pintadas e decoradas à mão, cavalos de baloiço. Passando-se um corredor estreito, descobre-se o café, e mais à frente, abre-se um surpreendente jardim, com 50 metros quadrados.

O conjunto das parte chama-se Donas Fucas – Craft Goods & Garden Café e abriu na última semana de agosto. Este projeto, imaginado por Sara Gomes, e concebido pelo irmão Miguel Gomes e por Cassandra Carvas, foi o resultado de várias vontades de Sara: como criadora, queria um lugar para expor as suas peças e de outros artistas, e como mãe queria dar aos pais com filhos um espaço onde pudessem estar descansados, enquanto os mais pequenos brincassem à vontade. Apesar desta vertente amiga das famílias, todos são, obviamente, bem-vindos a este encantador café, onde há wi-fi para quem quiser estudar ou trabalhar, e que está pautado por detalhes bem portugueses, como as cadeiras Adico, o piso tipo marmorite e as mesas e candeeiros feitos exclusivamente para aqui. O edifício, de família, é antigo e Sara quis respeitar essa idade, mantendo, por exemplo, as caixilharia em ferro e as vigas em exposição.

A ocupar a montra estão bolos, doces e quiches, tudo cozinhado por Sara. A pedido fazem-se preguinhos, saladas, como a de camarão, e tostas, de presunto, salmão fumado ou cogumelos e legumes salteados. Chás, quentes ou frios, sumos naturais, limonada, uma seleção de vinhos e sangria branca são as sugestões para beber. Para quando há mais tempo, Sara sugere as tábuas de enchidos.

Isto tudo para ser provado no interior ou na esplanada do jardim privado, a área mais marcante do espaço – pela sua dimensão – e onde cabe uma casa de bonecas em tamanho real, baloiços, e ainda nove árvores de fruto e um cantinho de ervas aromáticas que providenciam algumas das matérias-primas. O silêncio, apenas interrompido pelos pássaros e pelas conversas, faz parecer impossível estarmos a dois passos da azáfama da cidade.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Há brunch em dose tripla no Vogue Café Porto
Porto: Café de especialidade e vários petiscos
Porto: Abriu um café no Bonfim com um jardim escondido




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend