Dois espaços para comer e beber na Beira Interior

Restaurante Entre Portas (Rui Oliveira / Global Imagens)
Vinho, comida regional com toque criativo e cerveja artesanal: dois projetos para conhecer na Beira Interior.

ENTRE PORTAS: COMIDA E VINHO COM ORGULHO BEIRÃO

A garrafeira do Entre Portas ocupa lugar de destaque na sala principal, e dá prioridade aos vinhos da Beira Interior e, principalmente, aos da Adega Cooperativa local. Aberto há quatro anos, este projeto de Francisco Santos tem como objetivo “trabalhar com qualidade para divulgar a região”, como o próprio diz.

(Rui Oliveira / Global Imagens)

Francisco encontrou esta casa quase em ruínas no centro da cidade e ficou com ela. O projeto de arquitetura do atelier Depa, o mesmo que desenhou a Casa da Cultura – Museu da Cidade, também em Pinhel, transformou-o num espaço elegante, funcional, amplo e muito luminoso, tendo a madeira, a pedra e o betão como principais materiais. Se o edifício faz as delícias dos amantes da arquitetura contemporânea, o que sai da cozinha do chef Ivo Matias delicia os comensais.

A comida baseia-se no tradicional, mas não se fecha nele. Nos pratos principais, a posta de vitela com batata a murro e grelos, o lascado de bacalhau com brandade de camarão, bacon e cebola crocante ou a bochecha de porco com esmagado de favas com alheira são alguns dos protagonistas. Também há várias propostas vegetarianas. Os vinhos que estão à mesa do Entre Portas podem ser adquiridos no Posto de Turismo, a poucos metros do restaurante.

 

CANTINHO CAFÉ: CERVEJA ARTESANAL NUMA ALDEIA HISTÓRICA

Na aldeia histórica de Castelo Rodrigo há um bar inteiramente dedicado à cerveja artesanal, principalmente a portuguesa. Porque na Beira Interior não se bebe só vinho.

O projeto para tornar este café já antigo de Castelo Rodrigo em bar de cerveja artesanal nasceu “quando o João leu uma reportagem sobre a Sovina. Foi como se abrisse um novo mundo”, conta Helena Sousa, que com ele, o marido, gere a casa. A história começa antes. Nascida em Moçambique, Helena chegou a Castelo Rodrigo, terra da sua família, ainda criança. Conheceu o João – rapaz de Almada que ambicionava viver numa aldeia – em Vilamoura, onde trabalhavam.

Quando foram pais, decidiram fazer malas e rumar para a Beira, tomando conta do café da família da Helena, mas depois veio a dura crise de 2008. Em 2012, as cervejas artesanais deram novo fôlego ao negócio. Hoje, estão bem integrados no mundo das artesanais e até já desenvolvem cervejas próprias em parceria com cervejeiros. A mais recente edição especial é a Esplanada 1.3, uma Black IPA produzida pela Cerveja Barona.

Para experimentar na esplanada que renovaram durante o confinamento, altura em que também lançaram uma loja online (cantinholoja.pt).

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend