Festival da Caça e Gastronomia, Termas de Monfortinho
A vila termal do concelho de Idanha-a-Nova recebe a sexta edição do Festival da Caça e Gastronomia este fim de semana, entre 14 e 16 de fevereiro. A partir das 18h de sexta-feira, o Recinto Multiusos inaugura a feira de artigos de caça, produtos regionais, tasquinhas e restaurantes com pratos de caça, além de uma exposição de cães de raça portuguesas e raças de caça. Pelas 21h, no Hotel Fonte Santa, acontece uma noite de fados. Até domingo, animação de rua, colóquios, atuações de grupos de cantares tradicionais, sessões de showcooking e concertos vão animar a programação do festival. Leia a agenda completa aqui.
Feira do Fumeiro, Rio Tinto
Será a primeira vez que Rio Tinto organiza uma Feira do Fumeiro. A primeira edição desta iniciativa acontece esta semana e durante três dias, entre 14 e 16 de fevereiro. No Largo do Mosteiro, reúnem-se à prova enchidos, queijos e petiscos regionais, mas também estão garantidos cantares e danças tradicionais. No primeiro dia, o horário é das 15h às 22h, no sábado das 11h às 22h e no domingo, entre as 11h e as 20h. Saiba mais sobre este festival aqui.
Semana Gastronómica do Medronho, Ourique
A segunda edição volta a colocar este fruto endógeno como protagonista na vila alentejana de Ourique. De 14 a 21 de fevereiro, 12 restaurantes e pastelarias espalhados pelo município vão apresentar menus especiais em torno do medronho, seja inserido em pratos principais, entradas ou sobremesas. Carne de porco alentejano aromatizada com medronho é apenas um dos muitos exemplos do que se vai provar por aqui, ao longo destes dias. O regresso do festival “reforça o compromisso do Município de Ourique em valorizar os produtos locais, dinamizar a economia e potenciar o turismo gastronómico”, explica-se no site oficial do mesmo. Saiba mais sobre o certame aqui.
Sabores de Chaves, Chaves
2025 marca um aniversário redondo para esta feira gastronómica de venda e degustação. A 20.ª edição da iniciativa regressa ao Pavilhão Municipal ao longo do fim de semana, de 14 a 16 de fevereiro, para mostrar o que de melhor se produz no concelho, espalhado por 67 expositores. Fumeiro, folares, queijos, vinhos, compotas, licores e os famosos Pastéis de Chaves são alguns dos produtos que aqui estarão. Atuações de grupos de concertinas, ranchos folclóricos e de teatro experimental ajudam a compor o cartaz, além de sessões de showcooking e música ao vivo. O município espera mais de 50 mil visitantes. Veja a programação completa no site oficial.