Dia dos Namorados: chocolates nacionais e premiados para receber em casa

Dia dos Namorados: chocolates nacionais e premiados para receber em casa
O que é (doce) nacional, é bom. A efeméride de São Valentim não fica completa sem a ajuda da chocolataria nacional, que está de boa saúde, com novas marcas, outras pioneiras e ainda as que são premiadas lá fora. Em comum, têm a aposta numa produção artesanal, da fava à tablete, que se prova em casa com uma simples encomenda nas respetivas lojas online.

Meia Dúzia, Famalicão

A originalidade rapidamente deu frutos, conquistando prémios em concursos além-fronteiras como o International Food & Drink Event e o Great Taste. Hoje, os irmãos famalicenses Jorge e Andreia Ferreira somam oito variedades de cremes de chocolate, nas suas já famosas bisnagas de metal, a lembrar tubos de tinta. O chocolate negro de São Tomé casa-se com ananás dos Açores, mirtilo e vinho do Porto, laranja, cereja do Fundão e brandy, morango e malagueta, amora, avelã e noz moscada, entre outros produtos. Podem comprar-se à unidade ou em pacote. Tel.: 252111845. Web: meiaduzia.pt. Preço: cremes de chocolate a 5,50 euros.

 


Vinte Vinte, Vila Nova de Gaia

Produzidos na fábrica do Museu do Chocolate do World Of Wine, no centro histórico de Gaia, nasceram no final do ano passado e são o novo reforço no panorama da chocolataria nacional. Para o Dia dos Namorados, o mestre chocolateiro Pedro Araújo preparou caixas de chocolates com mensagens apaixonadas, em barra, que formam uma espécie de puzzle. Para surpreender, basta escolher a mensagem preferida e selecionar se prefere uma ou duas camadas de chocolates. Quem preferir, pode optar pelas gamas fixas da Vinte Vinte, com várias intensidades, com cacau vindo do México, Perú, Madagáscar, Nicarágua, República Dominicana, Uganda e Venezuela. Aqui, há sabores como menta, chilli, avelã e flor de sal. Tel.: 220121200. Web: shop.wow.pt/dia-dos-namorados. Preço: caixas de chocolates desde 10 euros.

 


Feitoria do Cacao, Aveiro

Uma portuguesa de Viana do Castelo e uma japonesa de Quioto juntaram-se para criar esta marca, há meia década, com sede em São Bernardo, Aveiro, mas agora a funcionar só via digital. Recém-distinguida com seis prémios nos Academy of Chocolate Awards, entregues em Londres, a Feitoria do Cacao tem tabletes variadas como chocolate negro das Ilhas Salomão, chocolate branco com matcha, chocolate negro de São Tomé com flor de sal aveirense e chocolate branco com leite dos Açores, por exemplo. Acima dos 20 euros, os portes da encomenda são grátis. Tel.: 234422890. Web: feitoriadocacao.com. Preço: tabletes desde seis euros.

 


Bombons do Lis, Leiria

As tabletes de chocolate negro 65% com gengibre biológico e a de 100% cacau de São Tomé venceram há um ano duas medalhas de ouro no Concurso Nacional de Chocolates Tradicionais Portugueses. Mas há mais para comprar e oferecer na loja online do chocolateiro Paulo Santos, que produz a partir de Rêgo d’Água para o país, desde 2015. Há caixas só de bombons (que juntam avelã, caramelo salgado, manteiga de amendoim ou coco) e outras que juntam estes petiscos doces a copos de chocolate e uma garrafa de ginja. Tel.: 913327248. Web: facebook.com/Bombonsdolischocolates. Preço: tabletes desde 3,50 euros; caixas desde seis euros.

 


Nau do Cacau, Santiago do Cacém

É na costa alentejana, pelas mãos de um casal em Vila Nova de Santo André, que nasce uma das primeiras marcas portuguesas de chocolate artesanal 100% biológico, com uso de matéria-prima de locais como Equador, Colômbia e São Tomé. Uma mais-valia, se pensarmos que apenas 2% do cacau produzido no mundo tem certificação biológica. Nas tabletes que dão cor e aroma à loja online da Nau do Cacau, combinam-se os grãos de cacau com avelãs turcas, pimenta da Jamaica, sementes peruanas, flor de sal algarvia e gengibre das ilhas Fiji, esta última uma novidade. Web: naudocacau.pt. Preço: tabletes desde 4,80 euros.

 


Xuxu Mululu, online

É a caixa certa para quem gosta de alternativas, alternando entre o doce, o amargo e o picante. Na caixa desenvolvida para o Dia dos Namorados pela Xuxu Mululu, a marca portuguesa de chocolates artesanais que nasceu no final do ano passado na Web, há bombons de chocolate negro, de leite e branco que se ligam a sabores como café, amêndoa, caramelo salgado, malagueta, avelã e rum da Madeira. O cacau usado pela Xuxu Mululu, os nomes do gato e da coruja que servem como mascotes da marca, vêm de várias partes do mundo. Tel.: 938493393. Web: xuxumululu.pt. Preço: caixa de 14 bombons a 10,99 euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend