Era um “desejo antigo” e concretizou-se no ano em que completa quatro décadas. A petisqueira portuense, que soma duas moradas na Invicta – na Baixa e junto a Serralves -, e que se expandiu depois a Matosinhos e Gaia, é o novo reforço de Santos e traz na bagagem a carta de petiscos que muitos já conhecem a norte.
Um passo “natural” para quem já atingiu “consistência e maturidade no seu mercado de origem”, explica Ricardo Moreira, responsável pelo restaurante, que nasceu como uma típica tasca portuguesa, parte do roteiro dos Caminhos de Santiago, e que se modernizou em 2015 com uma remodelação de espaço e comida.

(Fotografia: DR)
As sandes de pernil e os pregos (com e sem Queijo da Serra, no pão ou no prato) e o pica-pau com linguiça e salsicha fresca são os favoritos da carta, mas há outros petiscos clássicos, como caldo verde, bolinhas de bacalhau, alheira com ovo, rissóis (leitão e alheira são alguns dos recheios) e as tábuas de queijos, enchidos e conservas. Nos especiais da casa, que senta 60 comensais no interior e 20 na esplanada, há francesinhas, cachorrinhos e os escondidinhos de pernil, rojão e alheira (levam camadas de arroz e queijo e vai ao forno).
Nas sobremesas, destaque para as tripas doces recheadas (ovos moles, chocolate ou caramelo) e gelados artesanais. Sabores que ajudaram a contar o percurso longo desta casa. “A qualidade das matérias-primas, a um preço justo, é primordial para o sucesso”, conta o proprietário.

(Fotografia: DR)
Lareira
Largo Conde Barão, 37, Lisboa
Tel.: 214016917
Web: restaurantelareira.pt
Das 12h às 23h, todos os dias.
Preço: sandes de pernil desde 6,30 euros; pregos desde 8,30 euros.