Depois do êxito em Fafe e Vigo, a Taberna do Sushi chega a Lisboa

(Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
Sete anos depois de nascer em Fafe e de se estender à Galiza, a Taberna do Sushi acaba de abrir a terceira morada, estreando-se em Lisboa. O sashimi e sushi são pilares de uma carta onde cabem outras inspirações panasiáticas.

Esteve ligado à área industrial ambiental, mas o desejo de mudar de vida, de se desafiar e começar uma página em branco levou António Oliveira a enveredar pelos temperos, em especial os orientais. “A cozinha asiática, em particular a japonesa, sempre me fascinou”, conta o portuense de 49 anos. A estreia no mundo do sushi chegou a bordo do grupo Sibuya, que detém mais de 50 restaurantes em Espanha, e o conhecimento aprofundou-se depois com a formação no conceituado japonês Tokyo, gerido por uma família japonesa em Barcelona há cinco décadas.

O grande salto chegou há sete anos, quando António abriu em Fafe a Taberna do Sushi, um caso de sucesso que se estendeu a Vigo, em 2022, com uma segunda morada. E não ficou por aí. O mês dos Santos Populares marca a chegada desta casa a Lisboa, com um novo espaço em São Sebastião, capaz de sentar 80 comensais entre sala interior, balcão e esplanada traseira. Em comum, a missão de criar tudo de raíz na cozinha, da pasta de tamarindo do pad thai à pasta de camarão que aromatiza os arrozes fritos.

Um dos combinados de sushi da casa, que vão das 12 às 52 peças. (Fotografias de Reinaldo Rodrigues/GI)

Atum-rabilho, robalo, lírio, salmão, peixe-manteiga, pargo, enguia, caranguejo e camarão são exemplos de peixes e marisco usados nas peças de sashimi e sushi, os pilares da carta. Há variedades de temaki, hot rolls, uramaki, nigiri, hosomaki ou gunkan, por exemplo, mas a melhor forma de provar a cozinha é optar por um best of, com os combinados que vão das 12 às 52 unidades (dos 18,90 aos 56,90 euros). “Costumo dizer que somos um sushi de fusão, sem confusão. Não há Philadelphia nem frutas. Damos muito valor ao peixe”, adianta o proprietário.

A ementa tem uma costela japonesa vincada, mas é claramente panasiática, com propostas de outros territórios como Tailândia, Malásia, Indonésia, Coreia do Sul ou China – basta escolher entre as variedades de ramen, baos, arrozes fritos, salteados no wok, gyozas, chow mein -, além de pratos de autor como o lombo de robalo a vapor com couve pak-choi, amendoim torrado, lima e ervas. De referir ainda que existe um menu para crianças, onde cabem douradinhos, hambúrgueres e yakitori de frango, por exemplo – e um menu 100% vegetariano de preço fixo.

Apesar do foco claro no sushi, há outras propostas panasiáticas na carta.

E se a comida é apresentada em papéis com design de bilhetes de avião, os cocktails de autor são listados em passaportes. Além da mixologia, há cervejas asiáticas à escolha, sangrias e uma dezena de referências vínicas, incluíndo dois Vinhos Verdes produzidos em exclusivo para a Taberna do Sushi Lisboa.

Entre o peixe e marisco mais usado estão o atum-rabilho, robalo, lírio, salmão, peixe-manteiga, pargo, caranguejo e camarão.

O novo restaurante de Lisboa está situado em São Sebastião.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Fialho de Almeida, N6B, Lisboa
Telefone
937761501
Horário
Das 12h às 15h30 e das 19h às 23h. Sexta e sábado, até às 00h30. Não encerra.
Custo
() Preço: combinados de sushi desde 18,90 euros (12 peças) a 56,90 euros (52 peças).


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245



Ler mais







Send this to friend