Depois do êxito em Espanha, os smash burgers do Vicio chegam a Lisboa

(Fotografia: DR)
Quatro anos depois de criar a hamburgueria Vicio em Espanha, estando hoje presente em 16 cidades, o catalão Aleix Puig, vencedor do “Masterchef”, traz os seus hambúrgueres prensados na chapa até Lisboa, numa primeira estreia internacional. Para já, em formato de entrega e takeaway, mas há planos para crescer.

Em 2019, Aleix Puig vencia a sétima temporada do programa de TV “Masterchef Espanha”, com apenas 26 anos. O desejo inicial era o de abrir o seu próprio restaurante depois de vencer esta “experiência fantástica”, mas poucos meses depois, a pandemia fê-lo “procurar outras oportunidades”, conta o cozinheiro. Foi então que, a partir de uma garagem em Barcelona, de onde é natural, criou a Vicio, a casa de smash burgers que lidera ao lado do sócio Oriol de Pablo, e que se tornou num êxito a olhos vistos.

Inicialmente, a hamburgueria funcionou apenas com delivery, mas foi crescendo de tal forma que, nos últimos quatro anos, a Vício já soma cerca de trinta pontos de venda, em 16 cidades espanholas – além de Barcelona, também estão presentes em Madrid, Sevilha, Málaga, Saragoça, Bilbao, Palma de Maiorca, San Sebastian ou Vigo, entre outras. “Há quatro anos, não existiam smash burgers em Espanha, fomos a primeira marca”, recorda Aleix, que viu a Vicio crescer 30% só no ano passado, face a 2023.

Agora, a Vicio estreia-se além-fronteiras e chega a Lisboa, com morada em Alvalade, e a funcionar apenas como entregas ao domicílio (na Glovo) e em formato takeaway. “Lisboa é um local importante para nós e uma cidade fantástica”, revela o proprietário, adiantando que esta primeira etapa na internacionalização chegou no momento certo: “Agora sentimos que somos mais experientes e que a marca está mais solidificada”.

Aleix Puig (esq.) e Oriol de Pablo são os fundadores da Vicio. (Fotografias: DR)

O menu é o mesmo que se prova em território espanhol e reúne oito variedades de hambúrgueres prensados na chapa, em pão brioche. O original, de vaca, leva alface, tomate, cheddar e picles; o bacon cheeseburger pode ser normal ou com molho barbecue; o cheeseburger trufado leva molho à base de trufa preta e ovo estrelado; há ainda o de frango frito, marinado em pimenta Sichuan e mostarda; o cheeseburger ibérico, com presunto; ou as versões veganas, entre outras.

Da carta fazem ainda parte asinhas de frango com molho barbecue; batatas fritas – trufadas ou com bacon e queijo -; cheesecakes e batidos para acompanhar. Essencial é não descurar a qualidade do produto, inclusive da carne. “Atualmente, as pessoas são muito exigentes com a qualidade. O produto está sempre no centro do que fazemos”, revela Aleix.

O jovem chef catalão pretende expandir, ainda este ano, a Vicio a outras localidades nacionais, também em formato de entregas e takeaway – fala-nos, por exemplo, em interesse no Porto e em Cascais -, e quer abrir, em 2026, restaurantes de rua por cá.

Há oito variedades de smash burgers à escolha.

Vicio
Rua do Centro Cultural, 39, Lisboa
Web: instagram.com/ganasdevicio
Takeaway das 10h às 00h. Quinta a domingo, até às 00h30. Não encerra. Entregas ao domicílio pela Glovo.
Preço: hambúrgueres entre 7,50 e 13,90 euros.



Ler mais







Send this to friend