D’Aurora: uma esplanada alargada junto ao mar com marisco e peixe local

D'Aurora: uma nova e alargada esplanada junto ao mar com marisco e peixe local
O Restaurante D'Aurora. (Fotografias: André Gouveia/GI)
Casa-emblemática do concelho de Ovar, o Restaurante D'Aurora tem agora uma alargada esplanada na Praia da Cortegaça, onde cabem 150 comensais. As caldeiradas e açordas com peixe e marisco local estão sempre a sair.

É uma das casas de referência na restauração do concelho de Ovar, com público fidelizado e o peso de mais de 35 anos de portas abertas, e agora há novos motivos para lá regressar. O Restaurante D’Aurora, no passeio pedonal da Praia de Cortegaça, acaba de inaugurar uma esplanada ampliada, assegurando as distâncias exigidas pelos tempos que correm, e que consegue reunir cerca de 150 comensais.

“Vou chamar-lhe de Esplanada do Papa”, conta Amadeu Amaro, proprietário deste restaurante familiar, referindo-se à alcunha pela qual é conhecido por familiares e amigos. Aqui, servem-se almoços e jantares, mas quem preferir apenas beber um copo pode ficar na esplanada do vizinho Dacasca Bar, do mesmo dono. “As pessoas cada vez mais querem estar nas esplanadas, principalmente desde que chegou a pandemia”, explica Amadeu.

E como em equipa que ganha não se mexe, para além de manter a vista desafogada para a praia e para o mar, a alargada esplanada apoia-se nos pratos clássicos que saem da cozinha de Paula, a mulher de Amadeu, assentes, naturalmente, no peixe de mar e marisco, muito deste pescado na zona. São os caso das açordas, como a de peixe-galo frito, a de lavagante, a de robalo ou a de ovas; e as caldeiradas de enguia e raia.

Há novidades no Restaurante D’Aurora, na Praia de Cortegaça. (Fotografias: André Gouveia/GI)

A nova esplanada foi inaugurada esta sexta-feira com uma festa para alguns convidados e amigos.

O peixe mais fresco do dia também se pede ao sal, na grelha ou no forno – garoupa, cherne, robalo são dos mais pedidos, de entre as 15 espécies variadas que ali chegam diariamente – e também é muito procurado o arroz de robalo com gambas, bem como alguns pratos vegetarianos.

A cozinha está à vista de todas as mesas, um detalhe fundamental para o dono. “Para que todos possam ver o que está a ser feito. E nesta cozinha fazem-se milagres”, frisa, entre risos. “O mais importante é a qualidade do produto. É isso que impera”, atira, sem hesitar, Amadeu Amaro, responsável pelo espaço que já foi gerido pela mãe, Aurora. Para julho e agosto, será habitual ter um DJ a animar os finais de tarde e a dar ritmo ao pôr-do-sol.

A vista desafogada para o mar.

A nova esplanada do espaço consegue sentar cerca de 150 comensais.

 

Restaurante D’Aurora
Avenida Nossa Senhora da Nazaré
Praia de Cortegaça
Tel.: 256755603
Das 12h às 16h e das 18h30 às 00h. Encerra terça.
Preço médio: 25 a 35 euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend