Cura encerra jantares do quarto aniversário com chef andaluz Dani García

Pedro Pena Bastos (na fotografia) recebeu quatro chefs Michelin no aniversário do Cura. (Fotografia: DR)
Christian Le Squer, Vasco Coelho Santos, Benoît Sinthon e Dani García foram os chefs convidados por Pedro Pena Bastos para cozinhar com ele em quatro jantares comemorativos do aniversário do restaurante Michelin Cura, integrado no hotel Ritz Four Seasons Lisboa. O chef andaluz esteve pouco tempo na cidade, mas conseguiu matar saudades e deixar elogios.

Outubro foi um mês concorrido no restaurante Michelin Cura, liderado pelo chef Pedro Pena Bastos no hotel Ritz Four Seasons Lisboa. Para comemorar o quarto aniversário desde que abriu portas, o anfitrião convidou quatro chefs para prepararem, em conjunto, o total de cinco jantares (Christian Le Squer foi o único chef que cozinhou em duas noites), e coube ao andaluz natural de Marbella Dani García encerrar o ciclo, na noite de quarta-feira, 30 de outubro.

Do menu de dez momentos, quatro foram uma seleção de pratos que o espanhol apresenta no Smoked Room, um restaurante omakase em Madrid, com duas estrelas Michelin – camarão de Motril, manteiga tostada e yuzu kosho; tomate Nitro, enguia fumada, ajoblanco e pimentos vermelhos; pato, cenoura, crepes e escabeche; e lias de sake, soja e baunilha (uma das duas sobremesas antes dos petit fours de bola de bolacha e café, fartura e tangerina, e cacau e figo).

Christian Le Squer (Le Cinq, no Four Seasons Hotel George V, Paris)

Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio, Porto)

Se antes de chegar a Lisboa, na véspera do jantar de quarta-feira, 30 de outubro, Dani García já partilhava o seu entusiasmo com o evento – “em primeiro lugar, porque me sinto em casa no Four Seasons”, dizia ele, tendo o Dani Brasserie no Four Seasons Madrid -, minutos antes de começarem a dar serviço, contou à Evasões que “Lisboa é sempre um sítio especial”, por lhe trazer “muito boas recordações”. Afinal, foi onde ganhou a terceira estrela do Guia Michelin.

“Quando venho a Lisboa vou comer pastéis de nata, é uma das coisas de que mais gosto, tal como de ir passear. Gosto de tudo no geral, é uma cidade onde me sinto muito confortável. Costumo estar sempre acompanhado de alguém que conhece a cidade e visitamos uma mescla de restaurantes tradicionais e outros mais contemporâneos, com estrelas Michelin”, partilhou o profissional, com pena de esta ter sido uma visita de apenas 48 horas na capital.

E ainda que reconheça visitar a cidade menos vezes do que as desejaria, tem noção de que a cena gastronómica “mudou muito nos últimos 15 anos”. “Há agora muitos jovens cozinheiros a fazer coisas que era difícil encontrar antigamente. Tudo o que era contemporâneo era complexo, e a partir daí, chefs como José Avillez mudaram a cidade”. No Cura, o ambiente também foi de descoberta. “O Pedro sabe tudo sobre a cozinha e os produtos portugueses. Desfrutei imenso”.

Chef Daniel García (Four Seasons Hotel Madrid)

Chef Benoît Sinthon (Il Galo d’Oro, Madeira)

Christian Le Squer (3 estrelas Michelin) cozinhou nos dois primeiros dias de outubro; Vasco Coelho Santos (1 estrela Michelin) no dia 9; Benoît Sinthon (2 estrelas Michelin) no dia 22; e Dani Garcia (2 estrelas Michelin) no dia 30. Todos os menus tiveram dez momentos, com uma harmonização de vinhos ou harmonização não alcoólica incluída, e antes de cada jantar, às 19h45, houve encontros “meet & greet” entre os clientes e os chefs, num terraço do hotel.

Pedro Pena Bastos, o anfitrião dos jantares comemorativos do quarto aniversário do Cura, fez um balanço mais do que positivo da jornada vivida até aqui, agradecendo à sua equipa, parceiros e fornecedores. “Enquanto na cozinha os ingredientes são transformados em arte através da criatividade e precisão, a nossa equipa de sala garante que cada pessoa se sente verdadeiramente bem-vinda à mesa”. Quase todos os jantares esgotaram a lotação de 28 lugares.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Rodrigo da Fonseca, 88 (Parque)
Telefone
213811400
Horário
19h30 às 23h. Encerra domingo e segunda
Custo
() menu de degustação Raízes (75 euros), Meia Cura (85) e Origens (120), sem vinhos


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Ler mais







Send this to friend