Crítica de Fernando Melo: barrocal no coração alfacinha

Polvo assado com batata doce, no Pharmacia Felicidade.
A chef Susana Felicidade criou um reduto ribanceiro no coração da capital onde oferece o que parecia impossível, trazer os sabores, produtos e texturas do fabuloso Algarve para a mesa alfacinha. O Pharmacia Felicidade é um sonho tornado realidade.

O bonito edifício da Associação Nacional de Farmácias na Rua de Santa Catarina, em Lisboa, alberga esta pérola do sabor português desde 2011, para muitos ainda desconhecida. Susana é algarvia, passou de advogada a cozinheira de forma inteiramente natural de gema e insiste em manter-se no seu posto de embaixadora dos sabores e texturas mais a sul, donde temos tanto a extrair e perceber.

Nessa língua de território que medeia mar e serra que é o barrocal, foi onde lenta e sustentadamente mar e terra combinaram a fusão perfeita. Ornamentada e decorada com sugestivos apontamentos e utensílios outrora utilizados na atividade farmacêutica, a sala de refeições é um caos programado e muito bem controlado que deixa todos à vontade. Lá fora no jardim respira-se o mesmo ambiente de liberdade total de movimentos, ar puro e segurança.

A mesa rapidamente é povoada com a tábua mista de queijos e enchidos (22 euros), assessorada por pão de trigo barbela, a que se juntam deliciosos e vezeiros croquetes de pato (6,80 euros/2 un,). Completam a contenda inicial os brilhantes peixinhos da horta de feijão verde e curgete (7 euros), belíssima a maionese de limão e alho para utilizar à maneira de dip. Há uma parafernália de bondades assim, disponíveis ao longo de todo o dia, incluindo arjamolho (4,90 euros), a brunesa solta de tomate, alho e condimentos que namora no estilo o gaspacho alentejano mas que é bem algarvia. Não sejamos mais papistas do que o papa, deixemo-nos inculturar que estamos em boas mãos.

Na coleção extraordinária de pratos para partilhar, apetece sempre o à Brás de gambas frescas (15,90 euros), é matricial o polvo assado, cebolada e esmagada de batata doce (15,90 euros), textura irrepreensível, e é de antologia o lingueirão, arroz carolino, coentros e malagueta (16,90 euros). Original e bem-vindo o frango do campo de escabeche, puré de cenoura, figo, azeite de chouriça e batata frita (14,90 euros), o segredo para conseguir provar tudo está em ir em grupo.

Já nas doces terminações, ficam na memória a mousse de chocolate com medronho da costa vicentina (4,90 euros), o bolo de alfarroba com tâmaras e chocolate (4,90 euros) e a mousse de alcagoita (4,90 euros). Seleção inteligente de vinhos. A causídica Susana Felicidade cedeu em boa hora o lugar à genial advogada dos momentos felizes a que nos entregamos sem reservas.

A refeição ideal
Arjamolho (4,90 euros)
Croquetes de pato (6,80 euros, 2 un.)
Peixinhos da horta (7 euros)
Polvo assado com batata doce (15,90 euros)
Lingueirão com arroz carolino (16,90 euros)
Mousse de chocolate com medronho (4,90 euros)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend