Craft em Casa: a receita de lasanha de alheira de caça do chef Rui Rebelo

A lasanha de alheira é uma das sugestões de receitas do chef Rui Rebelo. (Fotografia: DR)
O chef Rui Rebelo - responsável pelas cozinhas do restaurante Oficina do Duque, no Chiado, e da mais recente petisqueira Oficina Craft Snackery - propõe uma receita de lasanha de alheira de caça, nabiças e mostarda para fazer em casa sob o mote "Keep Safe, Keep cooking".

Lasanha de alheira de caça, nabiças e mostarda

Ingredientes: nabiça (8 folhas grandes); massa fresca (preferencial, 3 placas); alheira de caça (preferencial, 1 unidade); limão (1 unidade pequena); gengibre (1 bocado); pickles de cebolinha (6 unidades); líquido dos pickles (1 colher de sopa); mostarda de grão (preferencial, a gosto); pimento verde (1 unidade); cebola (1 unidade); alho (1 dente); azeite (1 golpe).

Preparação: Retirar as parte mais grossas dos talos das nabiças e num tacho com água a ferver e sal cozer por cinco segundos. Arrefecer em água e gelo e reservar. Cozer as placas de massa na mesma água e reservar. Tirar a pele da alheira, misturar o sumo de limão, os pickles de cebolinha picados, o gengibre picado e grelhar até tostar e reservar. Juntar a alheira à mostarda de grão, misturar numa pasta homogénea, salpimentar e reservar. Refogar a cebola, o alho e o pimento verde e deixar arrefecer. Juntar 4 folhas de nabiça, uma colher de sopa do líquido dos pickles e triturar até fazer um creme, “salpimentar” e reservar. Cortar as folhas de nabiça que sobram e as placas de massa de tamanho aproximado e reservar. Empratar intercalando a alheira, massa, folhas de nabiça e molho de pimento,
nabiça.

 

Sobre o chef Rui Rebelo

Rui Rebelo, 41 anos, é o chef ao comando das cozinhas dos restaurantes Oficina do Duque (na Calçada do Duque, no Chiado) e Oficina Craft Snackery, o seu mais recente projeto, uma casa petisqueira na Rua do Duque. Apostado em “tirar a banalidade da simplicidade”, é autor de produtos originais como a cerveja artesanal Extraordinária e de outros tantos pratos criativos à base de produtos portugueses como choco, bacalhau e polvo. O seu percurso começou aos 17 anos, e desde então conta com mais de 20 anos de experiência na restauração. Antes de chegar à Oficina, o chef viajou por vários cantos do globo, estudou no Brasil e em Barcelona e trabalhou em restaurantes com estrelas Michelin, como o Alkymia e o Abac, e com chefs de renome como Ferran Adrià e Ramon Morató.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend