Comida de Santo: desfile de sabores entre Brasil e Lisboa

É de proximidades geográficas e de afetos que se faz a história do restaurante brasileiro tido como o mais antigo do país, aberto há 36 anos no Príncipe Real.

António Pinto Coelho começou a tomar o gosto pelo Brasil em 1974, quando lá ia para rever família e amigos, e rapidamente se apaixonou pelo «exotismo» da gastronomia. «Comecei a ir para Salvador da Baía e a gostar da comida deles. Depois, juntei o útil ao agradável: é bom, mas aqui [em Portugal] não é» – ou não era -, lembra, justificando que «o bicharoco» empreendedor já habitava nele. O trabalho, começou-o aos 25 anos, «a lavar pratos em restaurantes», até chegar a cargos de direção em hotelaria em apenas dez anos.

Na verdade, António, hoje com 77 anos, sempre acalentou «aquela coisa romântica» de ter um restaurante, que só podia ser brasileiro, acrescenta a mulher, Flor. Do outro lado da rua existia uma mercearia, onde a filha de António Pinho Coelho gostava de ir comprar chupas, e foi nesse espaço que acabou por abrir o Comida de Santo, há 36 anos, próximo da Rua da Escola Politécnica.

A ementa é uma viagem pelos pratos típicos do nordeste, do Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas homenageia especialmente a cozinha baiana. Ao lado da já conhecidas feijoada e picanha desfilam pratos com nomes coloridos, como a casquinha de siri com recheio de caranguejo, vatapá, moquecas, escondidinho de camarão e de carne-de-sol (carne de vaca curada em sal) ou as sobremesas quindim e baba de moça, sedutoras desde o primeiro olhar.

A confeção aposta nos produtos portugueses e espelha todo o amor que Flor e António nutrem pelo país sul-americano, partilhando a sala com a informalidade caraterística do povo brasileiro. E proporcionando uma experiência rica e calorosa, tal como as oferendas aos orixás, da cultura baiana de Salvador da Baía, que inspiraram o nome do restaurante.

 

Comida de Santo
Calçada Engenheiro Miguel Pais, 39, Príncipe Real
Tel.: 213963339
Web: comidadesanto.pt
Preço médio: 25 euros

Leia também:

Bar lisboeta que resulta do triângulo Portugal-EUA-Brasil
Club Life to Go: o novo clube de comida saudável em Lisboa
Lisboa: A nova casa de chá que é um templo do pão de queijo