Comida de conforto no Lumiar

No Ó Conde serve-se comida de conforto. (Fotografia: DR)
No Lumiar, abriu um novo restaurante de comida portuguesa de autor com pitadas africanas e mesas confortáveis.

Para este novo restaurante de comida portuguesa, o chef Rui Mota, de 24 anos, trouxe na sua bagagem de várias experiências nacionais e internacionais uma série de pratos de autor, sem grandes artifícios, porque foi isso que o Lumiar lhes “pediu”. O objetivo é conquistar público aos poucos com uma cozinha saborosa e um serviço atencioso.

 

A inspiração é claramente portuguesa e ganha forma com produtos portugueses, mas também “alguns africanos” em virtude de Jorge Conde, o dono do restaurante, ser angolano. Partindo dessa base, Rui e a chef Eunice Pereira deram asas à criação, contando agora com a segunda carta em vigor (a próxima há de entrar em outubro com novidades).

 

As pataniscas de bacalhau com molho de iogurte, coco e gengibre tornaram-se rapidamente um sucesso, para início de refeição. Carne e peixe estão equilibrados, mas são do mar os que mais se destacam. O polvo, que se desfaz por ser cozido a baixa temperatura com os sucos de aromáticos como aipo, coentros, laranja, gengibre e alho, e servido com puré de batata doce, broa salsada e gelatina de vinagre balsâmico; e o mozongue à conde (caldo de peixe, coentros, mandioca, batata doce e farinha de musseque), um prato angolano “ideal para curar ressacas”, nota Rui Mota entre risos.

O frango acomodado em linguini fresco de açafrão, esparguete de courgette e molho de mostarda e as bochechas de porco com puré de aipo e couve-flor são, de resto, os mais pedidos no que à carne diz respeito. Mas também há dois pratos veganos, oferta pouco comum nos restaurantes do Lumiar: um gnocchi de batata doce (sem glúten) e uma salada de grão.

O ato final à mesa deve ser guardado, sem sombra de dúvidas, para uma das mais frescas sobremesas que se pode comer neste verão tardio: a sopa de morangos com mousse de coco e gelado de ruibarbo. Colorida, doce e fresca como se quer o verão, no Ó Conde.

Ó Conde
Rua Professor Manuel Valadares, 9B (Lumiar)
Tel.: 216053076
Web: facebook.com/oconde.lumiar
Das 12h30 às 15h30 e das 19h às 23h; sábado e domingo, das 12h30 às 16h. Encerra à segunda.
Preço médio: 20 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend