Publicidade Continue a leitura a seguir

Comida caseira e em conta na Taberna do Zé, em São João da Madeira

Na Taberna do Zé, em São João da Madeira, há comida caseira, petiscos e pratos económicos de carne e peixe. (Fotografia: Tony Dias/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há uma história antes e uma história depois. Começou por ser uma taberna moderna que não funcionou em São João da Madeira. O espaço transformou-se, então, numa taberna tradicional com comida caseira, petiscos, francesinhas e hambúrgueres, pratos económicos de carne e peixe, e um leite-creme com lugar cativo nas sobremesas.

José Silvério e Laura Sequeira, 30 anos de casados, estão ao leme das operações. “Não tenho nada de escola de cozinha, aprendi com a experiência de casa, com o que vejo, com os livros que leio. A nossa comida é de conforto”, diz Laura, cozinheira sempre ao serviço. “Vou vendo uma e outra coisa, vou modernizando, toda a comida tem um toque caseiro”, conta. Faz tudo na cozinha e não gosta que atrapalhem quando anda à volta dos tachos.
José Silvério apresenta a carta. Há almoços e jantares com grelhados mistos acompanhados de arroz, batata frita, feijão preto, em prato ou em travessas. Há bacalhau com natas, vitela e lombo assados, bife de novilho à taberna com molho especial. Há francesinhas no forno, vegetariana, em bolo de caco, e uma especial com ovo e batata frita – especial por causa do molho.

O hambúrguer à taberna leva fatia de presunto. Há hambúrguer vegetariano e outro em bolo de caco com maionese de queijo azul. O prato do dia varia e é apenas um, carne ou peixe. Tanto podem ser filetes de pescada com salada russa, ou carne de porco à alentejana, alheira no forno, costeletas à salsicheiro, bifanas no prato, panados com arroz de feijão, lombo do cachaço assado.

Nos petiscos, há moelas, asinhas fritas de frango, pica-pau, amêijoa à Bulhão Pato, bolinhos de bacalhau e bolinhas de alheira, caracóis na época. Nos doces, bolo de ananás, mousse de chocolate, mousse de frutos vermelhos, e leite-creme diário por exigência de clientes mais fiéis.

A taberna tem espaço fechado e esplanada no largo da capela de Santo António. E há um amor partilhado pelo casal que transparece na decoração. “Temos um gosto em comum por velharias e antiguidades”, adianta José Silvério. Trouxeram de casa peças como uma máquina de costura da Oliva, caixas antigas de lápis da Viarco, uma balança antiga. Nas paredes, quadros com fotografias a preto e branco de Amália, Jimi Hendrix, Elvis Presley, Marylin Monroe. Mais fotografias antigas e recentes de vários edifícios e lugares da cidade, chapéus de várias cores e feitos, e recordações deixadas por quem passa. José Silvério faz o enquadramento. “É uma espécie de homenagem aos clientes, sem eles não tínhamos a porta aberta.”

Fitas de cinema
As mesas estão decoradas com fotografias de clientes, estampadas a preto e branco, quase como frames de um filme de cinema. Em 2019, a taberna foi um dos cenários da longa-metragem “Angola Momentos Kodak”, parte II, do realizador Rui Goulart.

MENU
Menu do dia 4,5 euros
Inclui prato e sopa. Extras: caneca de vinho a 1,2 euros, sobremesa a 1,5, café a 0,70 euros.
Especialidades: Bife à taberna, francesinha especial, bacalhau com natas.
Sobremesas: Leite-creme, bolo de ananás, mousses.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.