Publicidade Continue a leitura a seguir

Comer em conta: tapas com vista para Espanha, no Fronteira Gastrobar

(Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma casa de família onde se come e bebe bem, a preço acessível e apetece sempre demorar um pouco mais à mesa. Chama-se Fronteira Gastrobar – Tapas, Vinhos e Gins e fica na Avenida de Espanha em Valença, precisamente às portas do país vizinho. Tanto que dali se avista a cidade de Tui e a sua imponente catedral. É a última casa antes de atravessar a velha ponte metálica sobre o rio Minho, pertence a Diogo Ribeiro de 30 anos e tem como anfitriãs três (e uma bebé) mulheres da sua vida. A avó Amélia, que o ajudou a abrir portas há sete anos a servir alguns petiscos tradicionais, a sua mãe Branca e a namorada Marisa, com quem teve há pouco tempo a filha Zahra.

(Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

(Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

(Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

O ambiente é acolhedor e as propostas que saem da cozinha das mãos do chef Nuno Mota, são de comer e prometer voltar para provar mais da carta de tapas, tábuas de queijos, presunto e enchidos, e carnes maturadas. De divinas sobremesas, vinhos de (quase) todas as regiões do país e sangrias (branca, tinta, espumante e rosé).
De terça a sexta-feira ao almoço há prato do dia por 7,5 euros, com direito a entrada, prato principal, sobremesa, café e bebida.

Mas a verdade é que o Fronteira Gastrobar pede mesmo uma degustação sem pressas acomodados num dos seus três espaços: sala interior e as esplanadas coberta e ao ar livre. Paga-se mais (por cerca do dobro do prato do dia já se banqueteia), mas vale a pena.

Só de entradas já é possível conseguir fazer uma bela refeição. Além das tábuas mista e de queijo, há 14 à escolha. Vão desde alheira com maçã caramelizada e compota da mesma, gyosas de legumes com alga wakame e molho agridoce, cogumelos recheados com queijo e bacon, a batatas bravas, polvo, gambas ao alho e rissóis de bacalhau com pasta de azeitona.

De carnes há propostas de “chuletão” (costoletão em castelhano) de vitelão ou vaca maturada, secretos de porco, vazia laminada com azeite de trufa e pernil a baixa temperatura (com batata rústica e salada). Saladas de nozes e queijo, Caprese e de presunto e parmesão. E hamburgueres de carne Barrosã, de alheira, de grão de bico, e preguinho em bolo do caco, também fazem parte da carta. Dos doces, a “Explosão de Chocolate” (petit gateau e avelã, nata, caramelo, amêndoa e min-gelado) e a tarte de amêndoa com gelado de baunilha e canela, são os que têm mais saída. A casa está sempre cheia.

(Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

Menu do dia: 7,5 euros
Especialidades: Alheira com maçã caramelizada e compota da mesma, cogumelos recheados com queijo e bacon, “Explosão de Chocolate” (petit gateau e avelã, nata, caramelo, amêndoa e mini-gelado)
Sangria

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.