Comer em Conta: simpatia e preços baixos no Emporium, em Lisboa

Emporium, em Campo de Ourique. (Foto: Carlos Pimentel/GI)
Em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique, dois amigos gerem o Emporium, steakhouse de ambiente agradável, com uma carta de pratos, cortes e petiscos e um menu de almoço acessível. À esplanada nas traseiras junta-se um bar noutro piso.

Plantas suspensas, abundante luz natural, banda-sonora tranquila e uma carta repleta de sabores portugueses e brasileiros. É assim o Emporium, uma discreta steakhouse aberta em novembro no Bairro de Campo de Ourique. À frente do projeto estão Flavius Rangel e Felipe Barbosa, cariocas unidos pela amizade há mais de uma década, e que sem qualquer experiência no ramo da restauração decidiram arriscar, depois de escolherem a Grande Lisboa para viver.

Flavius, ligado a empresas que promoviam o estilo de vida saudável no Rio de Janeiro, já visitava o país desde há sete anos, mas sempre por curtos períodos. Mudou-se em maio para se juntar ao amigo e sócio-gerente Filipe, que já fizera a mudança há seis anos. Também ligado à educação física, acumula a função com a de personal trainer, dividindo os dias entre o ginásio e a gestão do Emporium, na Rua Saraiva de Carvalho.

A steakhouse abriu este mês em Campo de Ourique.

O menu de almoço acessível, durante a semana, é um dos pontos fortes da casa.

Quando Filipe assumiu os destinos do espaço (um anterior restaurante) arrancou o papel de parede “escuro” que imitava tijolo e manteve as prateleiras do que havia sido uma mercearia – hoje montra de uma vistosa garrafeira. As mesas com rolhas no interior e tampos de vidro continuam as mesmas e é nelas que os clientes provam a carta, das entradas às sobremesas sempre com Portugal e o Brasil no coração. Durante a semana, vinga o menu de almoço a 7,50 euros.

Neste caso, os sabores pendem mais para a costela portuguesa do avô paterno de Flavius, natural de Ponte de Lima: os pratos costumam rodar entre bife à portuguesa, arroz malandrinho de bacalhau, carne de porco à alentejana, filete de peixe panado com arroz de tomate e escondidinho de carne seca. Este último leva carne seca e cobertura de queijo derretido e é mais leve de sabor e consistência do que aparenta. Um clássico do sudeste brasileiro.

O Emporium instalou-se na Rua Saraiva de Carvalho.

Ao fim de semana, o Emporium acena aos clientes com um menu de feijoada à brasileira capaz de fazer sucesso. A dose é individual e pré-estabelecida, contempla eventuais reposições de acompanhamentos, inclui uma caipirinha e custa 15 euros. À carta, a oferta é ampla e espelha melhor o conceito de steakhouse. Nas carnes – do Brasil, Argentina e Uruguai – há costela de angus assada a baixa temperatura, picanha, cupim, maminha uruguaia, entrecôte e um corte especial.

Pratos como lombo de bacalhau, hambúrguer da casa, risoto vegetariano e frango recheado com espinafre, queijo e presunto são também opção, assim como vários outros petiscos. Segundo Filipe, é tudo confecionado com produtos locais: os legumes, por exemplo, são comprados numa mercearia do bairro. No piso inferior, o andamento é outro. A partir de novembro, Flavius e Filipe querem dinamizar, no bar, atuações musicais (como cabaret francês) e de stand up comedy, casando petiscos com cocktails, cervejas e vinhos. Planos não faltam, haja clientes.

Filipe Barbosa e Flavius Rangel, responsáveis pelo espaço.

Menu de almoço …7,5 euros
Inclui prato do dia, bebida (água, cerveja, vinho ou refrigerante) e café.
Especialidades: lombo de bacalhau; cupim; escondidinho de carne seca; croqueta.
Sobremesas: torta de limão; pudim de baunilha; fondant de chocolate; brigadeiro.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend