Publicidade Continue a leitura a seguir

Comer em Conta: rojões, cabidela e outras especialidades na Casa Rocha, na Foz

(Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A história da Casa Rocha começou a escrever-se em 1982, quando José e Maria Filomena Rocha, vindos de Penafiel, à procura de oportunidades de trabalho no Porto, abriram um pequeno espaço de comida tradicional portuguesa na Rua da Senhora da Luz.

Durante anos, chegavam ao restaurante, movidas pelas especialidades cozinhadas por Maria Filomena, famílias que procuravam a Foz enquanto estância balnear, e que acabavam por regressar, ano após ano, assim como moradores e trabalhadores das redondezas, durante os restantes meses. “Como não havia muita concorrência, o restaurante acabou por ficar conhecido”, recorda Jorge Rocha, filho do casal e atual proprietário.

Quando, em 2016, José decidiu retirar-se de cena, Jorge andava com vontade de mudar de área profissional, pelo que imediatamente abraçou o projeto. Manteve o espaço de dois pisos perto da praia sem grandes alterações, refrescando-lhe apenas a decoração. No vão das escadas colocou um rádio e um telefone antigos, a parte da frente de uma Vespa azul e uma prancha de surf, e pendurados nas vigas de madeira do teto, pequenos e coloridos cântaros de leite.

Já à mesa, não há invenções. A comida quer-se caseira e tradicional, abrindo-se a exceção para massa com gambas, por exemplo. Diariamente, num quadro de ardósia afixado à porta e nas redes sociais, são apresentadas entre seis a oito sugestões (com o valor de 6,90 euros), preparadas pelo cozinheiro que está na casa há mais de 20 anos. Pode haver tripas à moda do Porto, arroz de cabidela, bolinhos de bacalhau com arroz de feijão, massa à lavrador, ou pratos de forno, caso do pernil fumado, da costela mendinha e da vitela. A variedade e o sabor garantem a casa composta com frequência, mas pela altura do cozido à portuguesa, entre dezembro e março, Jorge revela que a afluência costuma aumentar.

A este leque de opções diárias, juntam-se ainda todos os pratos da carta fixa, dos quais se destaca as lulas à bordalesa, o bife à Rocha, com bacon e um molho à base de azeite e alho, e os secretos de porco. Quem não come proteína animal também é bem-vindo, tendo Jorge feito questão de incluir nas opções rissóis de legumes, alheira vegetariana e hambúrgueres de legumes.
As sobremesas caseiras variam entre pudim francês, cheesecake, tarte de maracujá, toucinho do céu e uma cremosa mousse de chocolate. Quem não dispensa o queijo, pode pedi-lo acompanhado por marmelada ou goiabada.
Optando pelo menu do dia tem-se direito a sopa, pão, prato, bebida (água, vinho da casa ou fino) e café, pelo valor de 7,5 euros. O passeio na praia depois, não custa nada.

Em casa
Estando presente em plataformas de entrega de comida, é fácil saborear as especialidades da Casa Rocha em casa. A entrega assegurada pelo restaurante tem portes grátis, a partir de 10 euros.

Menu do dia: 7,5 euros (inclui sopa, pão, prato, bebida e café. Sobremesa por 1,9 euros)
Especialidades: filetes com salada russa (segunda); carne de porco à alentejana (terça); bacalhau à Gomes de Sá (quarta); rojões (quinta); cabidela (sexta); vitela assada (sábado)
Sobremesas: mousses, tartes, pudim francês

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.