Comer em Conta: no restaurante Ao Monte há histórias e sabores caseiros

Conceição Silva, a cozinheira, com Jorge Afonso, o dono do Ao Monte. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI).
Ao fim de 37 anos dedicados ao icónico Café Império, em Lisboa, Jorge Afonso abriu o restaurante Ao Monte, em Monte Abraão, para continuar a fazer o que melhor sabe: receber e servir bem os clientes.

Se for verdade que “cada um terá a vista do monte que subir” – conforme se lê, escrito a branco, numa parede de ardósia no interior do restaurante – Jorge Afonso, 50 anos, teve largos e brilhantes horizontes enquanto trabalhou no Café Império, mítica casa lisboeta com quase 70 anos de existência. “Com quatro anos eu já tirava imperiais e as pessoas achavam graça” – conta bem disposto -, “e como a certa altura andava a passear os livros, o meu pai, que conhecia os donos, disse-me para ir trabalhar para lá”.

“Entrei com 17 anos a achar que ao fim de uma semana me ia embora por não gostar daquilo, mas acabei por ficar lá 37 anos”. Nesse período, foi subindo a pulso, desde tirar cafés a ser o motorista que ia buscar a patroa a casa. “O Café Império era um ponto de encontro” frequentado pela elite lisboeta, com bar, restaurante e espetáculos, como noites de fados, em que Jorge Afonso viu atuar nomes como Madalena Iglésias, António Calvário, Anita Guerreiro “e artistas internacionais também”.

Com o tempo, assistiu a todo o tipo de modificações, marcadas pela entrada de novos donos, e a certa altura incompatibilizou-se e saiu. Com planos A, B e C na manga para abrir um negócio próprio, acabou por agarrar a oportunidade de ficar com o espaço do Ao Monte, trocando a cidade cosmopolita por uma praceta tranquila nos subúrbios. Foi onde abriu a casa, há três anos. “O que me sustentou nos primeiros meses foram os clientes que conquistei no Império”, revela, e que ainda hoje o visitam.

Aliás, foi lá que conheceu a atual mulher, Conceição Silva, cozinheira de 50 anos e temperos apurados. É dela o Bife ao Monte (cujo molho não leva café), servido com ovo estrelado e batatas fritas caseiras – uma interpretação do bife à Marrare que um napolitano terá introduzido em alguns restaurantes de Lisboa no século XVIII e que o Império ainda hoje vende. Da cozinha saem também as especialidades de polvo à lagareiro, bacalhau à bracarense e lombinhos de porco ibérico com mostarda dijon.

A par das especialidades, há um conjunto de pratos do dia variáveis, que integram dois menus a preços apelativos, disponíveis só ao almoço. O executivo inclui pão, azeitonas, prato, bebida, café e sobremesa e custa 9 euros; e o económico traz um prato do dia, pão e azeitonas, por 6,50 euros. Em alternativa, há ainda o menu artesanal composto por prego da vazia no pão, com presunto, queijo tipo serra, batata frita e cerveja e café, a 8,90 euros.

Feijoada de choco, dobrada, filetes de pescada, choco frito, massada de marisco à algarvia, frango à Brás, jaquinzinhos, rancho à moda de Viseu, vitela estufada e pitéu de lulas são só alguns exemplos das opções diárias à escolha dos fregueses. As doses são generosas e podem ser pedidas também para takeaway ou para entrega em casa, no valor mínimo de 20 euros. No local, também se pode comer na esplanada, que acomoda 24 lugares com vista para um jardim.

 

Fados e famosos
Quando a conjuntura permitir, Jorge Afonso espera voltar a organizar noites de fados no restaurante. Até lá, recordam-se as visitas de amigos e figuras públicas eternizadas em fotografias nas paredes.

 

O MENU
Diária…entre 6,50 e 9 euros
Especialidades: Bife ao Monte; polvo à lagareiro; bacalhau à bracarense; lombinhos
de porco ibérico com mostarda dijon.
Sobremesas: pudim flan, arroz doce, doce da casa, bolo de fatia, fruta da época.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praceta Abraão, 8, Monte Abraão (Queluz)
Telefone
214391411/914214104
Horário
Horário em Estado de Emergência: das 12h às 21h (semana); das 12h às 13h (fim de semana).
Custo
(€€) Preço médio: 15 euros; menu diário a partir de 6,50 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend