Comer em Conta no Olivia, o restaurante famalicense que é uma homenagem às avós

Na Olívia há comida de conforto para o dia a dia. (Fotografia: Miguel Pereira/GI)
As irmãs Filipa e Inês Reis abriram um takeaway de comida de conforto, para o dia a dia, e sobremesas elaboradas para quando apetece algo especial. Chamaram-lhe Olivia, a simbolizar a cozinha de uma avó que recebe de braços abertos e com uma panela ao lume.

Sempre tiveram o gosto pela cozinha e a alimentação, e a vontade de montar um negócio juntas. Inês é nutricionista, e Filipa é uma arquiteta apaixonada por fazer doces. A ideia de ser um espaço de takeaway surgiu bem antes das exigências da pandemia. “Em Famalicão já temos imensos restaurantes regionais e com diversas opções. O que faltava era mesmo um sítio onde as pessoas pudessem ir buscar comida rapidamente e levar para casa”, explica Filipa. No pequeno espaço, desenhado por ela, com um ambiente acolhedor, também há alguns lugares sentados, para quando for possível voltar a servir comida nos restaurantes, com a regra de serem refeições rápidas.

 

A Olivia abriu portas em setembro passado, mas o projeto já andava a ser desenhado desde 2019. O primeiro confinamento obrigou a adiar a abertura, e acabou por ser um pretexto para experimentar receitas e aperfeiçoar as sobremesas da casa. “Queria criar alguma coisa diferente para a Olivia. Não queria ter gelatina ou uma simples mousse de chocolate. Queria que as pessoas nos procurassem não só para irem buscar comida mas também para irem buscar uma sobremesa. Comecei a fazer as pavlovas e a dar a provar a amigos e família, e tivemos imensas encomendas”, conta Filipa.

As pavlovas são hoje o doce de assinatura da Olivia – a par de um delicioso brownie de chocolate – e está disponível em quase duas dezenas de variedades: kinder bueno, ferrero rocher, frutos vermelhos, banoffee, tiramisù, floresta negra, maracujá, limão…

 

Inês também já se ocupa dos doces, mas está principalmente encarregue de garantir o equilíbrio nutricional dos pratos, confecionados pela cozinheira Helena. Todos os dias há um menu diferente – anunciado na noite anterior nas redes sociais – composto por quatro pratos distintos, entre eles um vegetariano, e uma salada, além de sopa, bebida e sobremesa do dia (pavlova mini).

Alguns já ganharam o título de favoritos. É o caso das lasanhas (a de carne e a de legumes), do arroz de pato e das coxinhas de frango recheadas com alheira e envolvidas em bacon. A estas especialidades juntam-se estufados, panadinhos, massada de marisco, folhados, petinga com arroz de tomate e até caril. “Apostamos muito nesta vertente da comida de tacho. São pratos simples, mas que para o dia a dia faziam falta”, diz Filipa.

 

Para já, face à grande procura do serviço durante este confinamento e às limitações da cozinha, apenas as sobremesas podem ser encomendadas (com um mínimo de 48 horas de antecedência). Mas no futuro a intenção é disponibilizar pratos mais tradicionais por encomenda para as refeições de fim de semana, como o cabrito assado e outros que fazem lembrar a comida de conforto confecionada pela mãe ou pela avó. Afinal, diz Filipa, foi esse o sentimento que inspirou o projeto, batizado com um nome que corre na família. “Criamos raízes nas lembranças da nossa avó, e queríamos que fosse um nome que nós sentíssemos ser de alguém que recebe em casa de braços abertos”.

Entregas gratuitas
Além do serviço de takeaway, a Olivia, com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão, faz entregas gratuitas em todo o concelho, ao jantar. Durante o almoço, as entregas a partir de três quilómetros de raio estão sujeitas a uma taxa.

Menu do dia
Dose individual: 6,50 euros
Especialidades: Lasanha, lasanha de vegetais e arroz de pato
Sobremesas: pavlovas

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend