Comer em conta: Don Pablo, a casa de petiscos cheia de pintas, em Lisboa

Don Pablo. (Fotografia de Pedro Rocha/GI)
O dálmata de Pedro Fevereiro e da mulher chama-se Don Pablo e é quem dá nome a esta casa de petiscos em Lisboa, com sabores portugueses e internacionais. O menu de almoço tem muitas opções e até os vinhos têm rótulos caninos.

Pedro Fevereiro, lisboeta de 31 de anos, posa para a fotografia da Evasões com um cão de loiça entre os braços, enquanto o verdadeiro Don Pablo, o dálmata da família, repousa em casa na companhia da dona. Quando Pedro ofereceu o cão à mulher, estava então a montar o seu primeiro restaurante no Campo Pequeno, e faltava-lhe um nome. Ficou Don Pablo, já lá vão quatro anos e dois bairros.

O dálmata deu nome ao negócio, mas a experiência na restauração, Pedro já a tem há 15 anos. Ao lado de seis irmãos, nasceu numa família de empresários do setor – o pai ligado ao pronto a comer e o irmão mais velho com uma empresa de catering -, pelo que foi fácil entrar na profissão. O sonho de ter um restaurante de petiscos materializou-se em 2018, e nem o encerramento no confinamento o fez esmorecer.

A salada de burrata com pesto e pão fatiado. (Fotografias de Pedro Rocha/GI)

A salada de polvo do Don Pablo.

“Campo de Ourique tem mais movimento e é mais central. Aqui as pessoas fazem mais vida de bairro”, conta Pedro, à medida que os primeiros clientes começam a sentar-se nas mesas da esplanada. “Os meus clientes já iam de propósito lá, então passaram a vir aqui, e conquistei novos no bairro”. O menu de almoço a 10 euros por pessoa é provavelmente uma das razões da boa adesão, mas não é a única.

A opção está disponível de segunda a sexta-feira, entre as 12h e as 15h, e inclui sopa (quente ou gaspacho), prato, bebida e café. No prato há duas ofertas fixas: hambúrguer de vaca com cebola, queijo cheddar, alface e tomate em pão brioche e batata frita; e salada de alface, ovo escalfado, amendoim e queijo com uma de várias guarnições (como atum, salmão, frango, abacate ou presunto).

O restaurante abriu em Campo de Ourique há quatro anos.

Em alternativa existem ainda duas opções variáveis, como por exemplo lombos de salmão no forno com salada e puré de beterraba; e peito de frango no forno com mozzarella de búfala, pesto, tomate e lascas de batata doce e salada. No capítulo das bebidas pode-se escolher entre imperial, vinho a copo, água, refrigerantes, sumo do dia ou limonada. Ao cabo de nove menus, o décimo é oferecido.

Pedir à carta, porém, é uma boa maneira de tomar contacto com o conceito do Don Pablo, cujos petiscos são confecionados pela irmã Luísa, com apurado tempero. Nas composições brilham produtos e receitas nacionais, mas também as há com influências de outras latitudes e viagens. É o caso das gyosas de camarão e legumes, do ceviche de atum e das chamuças de frango e legumes.

Os charutos e croquetes são alguns dos petiscos da casa.

Da carta fixa, saem muito os croquetes de choco, a salada de burrata com pesto e pão fatiado, a salada de polvo e os croquetes de alheira com molho de mostarda e mel. Também há mini-pregos e tábuas, e em breve, as açordas serão substituídas por várias quesadillas. Outra ideia é pedir o menu de oito petiscos, que inclui um petisco da semana e custa 24 euros (para duas pessoas).

Na decoração do espaço saltam à vista fotografias de pessoas famosas que têm ou tiveram dálmatas – como Picasso e Marilyn Monroe -, sem esquecer o criador de Os 101 Dálmatas e a personagem implacável de Cruella. E até os vinhos da casa, da Best Wine Team, têm referências a cães que criaram bonitas relações com os seus donos, como Balto, Hachiko e Endal.

Pedro Fevereiro é o responsável pelo espaço.

 

Menu do dia

Sopa, prato, bebida e café…10 euros

Petiscos a partir de 3,50 euros

Tábuas a partir de 10 euros.

Especialidades: croquetes de choco, pica-pau de atum, charutos de farinheira, bolo de chocolate don pablo

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend