Comer em conta: comida caseira e fatias de bolo gigantes no Porto

Comer em conta: comida caseira e fatias de bolo gigantes no Porto
Pimenta Rosa. (Adelino Meireles/GI)
A certeza de pratos variados e caseiros - além de fatias enormes de bolo de chocolate - garantem casa cheia ao Pimenta Rosa com frequência. O espaço, instalado no Centro Comercial Bombarda, no Porto, celebrou este sábado o seu 14º aniversário.

É raro o dia em que o Pimenta Rosa não tem casa (e esplanada) cheia ao almoço. Apesar do sucesso atual deste restaurante-café, com morada no Centro Comercial Bombarda, há (quase) 14 anos, Laís Costa conta que a ideia foi recebida com algumas reticências pelos amigos. “Mas eu acreditava neste projeto, porque [o buffet] era um conceito que gostava de encontrar quando ia comer fora, e não havia”, refere a antiga rececionista do restaurante do Sheraton Porto Hotel & Spa. Recorda que foi uma das primeiras pessoas a escolher o espaço no centro comercial, ao qual lhe viria a dar o nome de Pimenta Rosa. Hoje a loja que ocupa os números 12 e 14 é um lugar de comida caseira e acessível, servida em modo buffet, onde as fatias colossais de um bolo de chocolate, “muito simples” com cobertura, são já conhecidas por muitos. Na verdade, os cortes começaram a fazer-se mais generosos cerca de sete anos depois da abertura, naquele que foi uma espécie de “golpe publicitário”, diga-se assim. E resultou. As fatias generosas chamaram novos clientes e o passa-palavra positivo fez o resto.

A esplanada do Pimenta Rosa, no Centro Comercial de Miguel Bombarda. (Fotografias: Adelino Meireles/GI)

O hambúrguer de alheira com grelos, batata a murro e legumes salteados.

Quem chega ao Pimenta Rosa à hora do almoço encontra um buffet com quatro pratos principais – dois de carne, um de peixe e outro vegetariano -, cerca de sete saladas, e três ou quatro acompanhamentos. Tanto pode haver caril de frango, como vitela à bordalesa ou hambúrgueres de alheira – ali o que importa é o sabor, pelo que a inspiração chega de dentro e de fora do país. Instituído está o dia da lasanha vegetariana, ao sábado, e das pataniscas de bacalhau com arroz de feijão, graças a um cliente que, no primeiro ano de funcionamento da casa, só as conseguia ir comer à quinta. E o dia ficou, até hoje.

As doses, preparadas para não deixarem ninguém com fome, fazem parte do menu a 6,80 euros, onde se inclui ainda uma meia sopa e um café. À parte, ficam os sumos de fruta, os chás – comprados na vizinha Mùi Concept -, o vinho a copo, a sangria e as sobremesas. O bolo de chocolate está garantido diariamente, mas há outras possibilidades, como a mousse de manga e o doce d’avó.

Laís Costa, responsável pelo espaço, ao lado da sua equipa.

O bolo de chocolate é servido em fatias generosas.

O Pimenta Rosa tem, contudo, outros encantos, como o pequeno-almoço, servido entre as 9h e as 11h15, e o lanche, a partir das 15h30. Pela quantia de 3,70 euros, o dia pode começar com uma salada de fruta, uma fatia de bolo ou queque, scone, compotas e manteiga, bebida quente e sumo de fruta natural, e ao lanche há um sortido de bolos de fruta e de chocolate, tartes, semifrios, mini-calzones, piza à fatia, muffins salgados, com sumos de fruta e chás frios como acompanhamento.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend