Coimbra: gelados à moda italiana com sabores portugueses

Pedro Baptista e Fernando Castelo Branco, engenheiros geólogos, viraram mestres gelateiros pela mão do especialista italiano Giacomo Schiavon (ao centro). Fotografia: Maria João Gala/GI
A gelataria artesanal Così abriu, no Quebra Costas, por iniciativa de dois engenheiros que viraram mestres gelateiros, após receberem formação em Itália. Os gelados e sorvetes são feitos, preferencialmente, com produtos nacionais e de época.

Para ir à origem da Così, a gelataria artesanal aberta por Fernando Castelo Branco e Pedro Baptista no Centro Histórico de Coimbra, é preciso recuar até 2016, quando o primeiro estava em Angola, a trabalhar numa empresa de construção civil, mas desejoso de mudar de vida.

A viragem começou a desenhar-se num longo passeio que Fernando fez a pé, por uma praia, a pensar em alternativas. Teve várias ideias; esta foi a que vingou. «Gosto de cozinhar e fazia gelados, em casa, bastante apreciados pela família», recorda.

Claro que, para chegar à Così, inaugurada, em maio, no Quebra Costas, houve muito mais passos a dar. Fernando, que entretanto regressou a Portugal e saiu da firma, quis aprender a fazer gelados com os melhores, por isso, foi tirar um curso a Itália. Voltou lá para receber mais formação já com Pedro, seu ex-aluno, que convidara a juntar-se ao projeto.

Os dois engenheiros geólogos viraram mestres gelateiros pela mão do especialista italiano Giacomo Schiavon, que esteve na inauguração e agora assume o papel de consultor.

Os gelados da Così são feitos, preferencialmente, com produtos portugueses e sazonais.
Fotografia: Maria João Gala/GI

Os gelados da Così têm uma base teórica italiana, mas são feitos, preferencialmente, com produtos portugueses, alguns deles locais, e atendendo à sua sazonalidade. Um dos sabores mais recentes é o de ameixa moscatel, assim designado devido à cor daquele fruto, que vem de árvores de família. Mirtilo, alperce, chocolate e laranja ou hortelã e coco são outras opções, servidas em copo ou cone, sempre com espátula.

Há cerca de 20 sabores diferentes, entre gelados e sorvetes – levam água, em vez de leite -, e metade da oferta é vegan. As propostas vão mudando, mas todas dispensam corantes, aromas artificiais e misturas pré-confecionadas, garantem. Falta explicar o nome, que fica claro neste slogan da casa: «Il gellato sarà fatto così» (o gelado será feito assim).

Toque de arquiteto

A Così nasceu num espaço de apenas 36 metros quadrados, mediante projeto do arquiteto João Mendes Ribeiro. O objetivo era ser funcional, sem abdicar da estética. Não tem lugares sentados, e a produção está à vista.

A loja, no Quebra Costas, não tem mesas nem cadeiras.
Fotografia: Maria João Gala/GI

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Abriu uma gelataria de estilo italiano em Coimbra
Coimbra: abriu uma loja de produtos portugueses e a granel
Também a Coimbra já chegou a mania das poké bowls

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend