Coimbra: este Gastro Bar leva-nos a viajar no tempo (e pelo Mundo)

O folhado de chévre com morangos, redução de vinagre balsâmico e emulsão de manjericão é uma das proposta do Gastro Bar do CoolaBoola Colab. Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens
O CoolaBoola Colab, na Baixa de Coimbra, é um espaço multifacetado, com loja, bar de cervejas artesanais, barbearia e estúdio de tatuagens. No último andar, guarda ainda um restaurante e um rooftop que já podem ser reservados para grupos e reabrem ao público no próximo dia 10, com refeições no terraço e carta refrescada. Por trás de tudo está um casal apaixonado pelos anos 1950.

O projeto reflete os gostos de Pedro Serra e Cátia Melo, logo, respira design retro e vintage – a começar pelo nome: nos Estados Unidos, Coola Boola designava algo espetacular e único. O Gastro Bar que ocupa o último andar segue o mesmo espírito: abriu em finais de novembro, com o chef Hugo Tarrafa e o bartender Alessandro Cunha a providenciar refeições e cocktails de sabor e estética apurados, num cenário mid-century.

Pedro Serra e Cátia Melo, os responsáveis pelo projeto CoolaBoola Colab.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens

Os cocktails Grasshopper (menta e chocolate) e Pornstar Martini (maracujá).
Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens

Por estes dias, o Gastro Bar já acolhe grupos, famílias ou empresas, por marcação; a reabertura ao público está agendada para o próximo dia 10, só ao final da tarde/jantar, com espaçamento entre mesas, desinfeções e outras medidas de segurança exigidas pela Covid-19 – aliás, a casa tem o selo Safe & Clean. Aconselha-se reserva, face à limitação do número de clientes.

O regresso é feito de novidades. A maior é que o rooftop, antes focado nos cocktails, vira espaço de refeições com vista privilegiada sobre a Praça do Comércio. Vê-se em pormenor os telhados, as chaminés, varandas e janelas, sendo que o olhar se estende até à outra margem do Mondego.

A decoração é mid century.
Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens

Também a ementa surge renovada. Da anterior transitam só alguns pratos que tiveram especial saída, como o folhado de chèvre (queijo de cabra), morangos, redução de vinagre balsâmico e emulsão de manjericão; e o salmão micuit (meio cozido), pérolas negras de sagu (tapioca com tinta de choco), creme de funcho, pickle do mesmo e pó de alho francês.

“Tentei fazer uma carta que, usando produto português, tivesse alguma inclinação internacional”, explica o chef, acrescentando que os pratos foram pensados para harmonizar com vinhos e cocktails.

O chef Hugo Tarrafa.
Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens

Salmão micuit.
Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens

Da lista de bebidas constam alguns cocktails clássicos, como o Grasshopper (uma combinação de menta e chocolate) ou o Pornstar Martini (dominado pelo sabor a maracujá), mas bastam uns dedos de conversa com o bartender para ter algo à medida.

O rooftop com vista sobre a cidade.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens

O CoolaBoola Colab fica na Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra.
Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend