Cinco receitas fáceis para os jantares desta semana

Hambúrguer de peixe, de Iara Rodrigues (Fotografia: DR)
Com ingredientes simples, sem sujar muita louça ou percorrer muitos passos, se fazem estas cinco receitas, à base de peixe, carne ou apenas vegetais. Para preparar em três tempos e comer de olhos na sua série preferida.

# Arroz de frango e farinheira (de Filipa Gomes, do programa “Prato do Dia”, na 24Kitchen)

Ingredientes (4 pessoas):
2 chávenas de arroz vaporizado; 1 farinheira; 1 chouriço de carne; 3 peitos de frango; 1 cebola

Preparação:
Cozer o frango, o chouriço e a farinheira numa panela com 2 litros de água temperada com sal, por 20-30 minutos. Desfiar a carne, e reservar a farinheira, o chouriço e o caldo. Num tacho, colocar um fio de azeite, juntar uma cebola e refogar, acrescentando um pouco da gordura do caldo. Juntar 2 chávenas de arroz vaporizado, deixar fritar ligeiramente e adicionar 4 chávenas do caldo onde cozeram as carnes. A seguir acrescentar a farinheira esfarelada. Mexer bem e deixar cozinhar em lume brando durante 15 – 20 minutos. Entretanto cortar uma parte do chouriço em cubinhos, outra em rodelas. Com o arroz pronto, ligar o forno nos 200º em modo grill. Fazer uma cama de arroz num tabuleiro, polvilhar com o frango desfiado e com o chouriço cortado em cubinhos. Colocar mais arroz e terminar com umas rodelas de chouriço. Levar tudo ao forno até ganhar uma corzinha.

Arroz de frango e farinheira, de Filipa (Fotografia: DR)

 

# Hambúrguer de peixe (de Iara Rodrigues, do programa “Naturalmente”, na 24Kitchen)

Ingredientes (4 pessoas):
4 lombos de pescada; 4 colheres de sopa de farinha de aveia; sumo de ½ limão; 1 colher de sopa de mostarda Dijon; 4 pães de hambúrguer; Sal q.b.; pimenta q.b.; cebolinho q.b.; salsa q.b.; azeite q.b.; alface q.b.; omate q.b.

Preparação:
Num processador, colocar os lombos de pescada, a farinha de aveia, a salsa, o cebolinho, a mostarda Dijon e o sumo de meio limão. Temperar com sal e pimenta e triturar até formar uma pasta. Aquecer uma chapa para grelhar e untá-la com azeite. Moldar os hambúrgueres com as mãos e grelhar 3 minutos de cada lado. Servir os hambúrgueres em pãezinhos com alface e tomate.

Hambúrguer de peixe, de Iara Rodrigues (Fotografia: DR)

 

# Tofu teriyaki salteado (de Denise Smart, do livro “É vegan, é fácil”)

Ingredientes (4 pessoas):
200g de tofu firme; 3 colheres de sopa de molho teriyaki; 1 pimento vermelho, sem sementes e cortado em tirinhas; 4 cebolos, cortados em tirinhas; 250 g de arroz pré-cozinhado, agulha ou basmati; óleo de colza

Preparação:
Colocar o tofu entre dois pedaços de papel absorvente e pôr uma tábua de corte ou outro objeto pesado em cima. Deixar assim por pelo menos 10 minutos, para remover o excesso de água, e cortar em cubinhos. Pôr os cubos numa tigela com 1 colher de sopa de molho teriyaki e mexer cuidadosamente até o tofu estar bem coberto. Aquecer 1 colher de sopa de óleo de colza num wok ou frigideira em lume forte e adicionar o tofu. Baixar um pouco o lume e fritar durante 3 a 4 minutos, mexendo de vez em quando, até o tofu ganhar cor em todos os lados. Adicionar o pimento e a maior parte do cebolo, reservando um pouco para decorar. Fritar por 2 a 3 minutos até estarem cozinhados e adicionar o resto do molho teriyaki. Mexer para envolver bem e retirar do lume. Entretanto, preparar o arroz de acordo com as instruções do pacote. Dividir por 2 pratos e servir o salteado por cima, decorado com as tirinhas de cebolo que reservou.

Tofu teriyaki salteado, de Denise Smart (Fotografia: DR)

 

# Massa com molho de queijo e iogurte grego para fazer em 15 minutos (do livro “ As 99 melhores receitas do casal mistério”)

Ingredientes (4 pessoas):
230g de massa cotovelos; 230g de queijo ralado; 100ml de iogurte grego; 60g de espinafres baby frescos; sal e pimenta q.b.; uma pitada de cebola em pó; uma pitada de alho em pó

Preparação:
Uma das grandes vantagens desta receita é que, tirando a cozedura da massa, tudo o resto é preparado na taça onde vai servir. Cozer a massa com sal e pimenta, seguindo as instruções da embalagem. Depois, colocar as folhas de espinafre baby num passador e escorrer a água de cozer a massa para cima dos espinafres. Isto vai fazer com que as folhas fiquem macias. Guardar de lado meia chávena da água de cozer a massa. Colocar os espinafres e a massa cotovelos na taça onde vai servir. Deitar lá dentro metade da água guardada, juntamente com o queijo ralado. Misturar bem, até derreter o queijo. Acrescentar o iogurte grego, o alho e a cebola em pó; temperar com flor de sal e pimenta a gosto, misturar mais um pouco e já está. Se precisar, junte mais um pouco da água que guardou, para deixar o molho mais líquido.

Massa com molho de queijo e iogurte grego para fazer em 15 minutos, do Casal Mistério (Fotografia: DR)

 

# Massa com pesto de rúcula e caju (de Joana Costa Roque, do livro “Cozinha organizada, jantar na mesa”)

Ingredientes (4 pessoas):
500g de massa a gosto; 50g de rúcula (guardar umas folhas para finalizar); 150ml de azeite; 50g de caju; 1 dente de alho; sal q.b.: queijo parmesão ralado

Preparação:
Cozer a massa em água temperada com sal. Enquanto a massa coze, preparar o pesto: coloque a rúcula, o azeite, o caju, o alho e uma pitada de sal num copo misturador e triture até fazer uma pasta. Envolver depois o pesto na massa já cozinhada e terminar com mais umas folhas de rúcula, cajus grosseiramente picados e o queijo parmesão.

Massa com pesto de rúcula e caju, de Joana Costa Roque (Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend