Chef em casa: Hugo Nascimento ensina a fazer conserva de legumes avinagrados

(Foto: DR)
O chef Hugo Nascimento, que abriu há poucos meses o seu primeiro restaurante em nome próprio (o Naperon, em Odeceixe), ensina como se pode fazer uma conserva de legumes avinagrados em casa, com os legumes que tiver à mão e especiarias, e ainda uma salada a partir dessa conserva.

CONSERVA DE LEGUMES AVINAGRADOS

(Foto: DR)

Ingredientes
Legumes
Água
Vinho branco
Vinagre
Especiarias e temperos (anis estrelado, mostarda em grão, canela em pau, louro)
Sal e açúcar

 

Preparação
Salgar os legumes (100 rg de sal para 1 kg de legumes) de um dia para o outro. No dia seguinte, preparar uma calda com 1 parte de água, 1 parte de vinho branco, 1 parte de vinagre, especiarias (anis estrelado, mostarda em grão, canela em pau, louro), sal e um pouco de açúcar (opcional) para equilibrar a acidez, deixar ferver por 5 minutos.
Retirar o excesso de sal dos legumes, escorrer a água resultante da salmoura e escaldar os legumes na calda a ferver durante 5 minutos. Retirar do lume, adicionar mais 1 parte de vinagre e distribuir o preparado por frascos com tampa hermética. Pode-se levar os frascos a ferver num tacho com água durante 20 minutos para que aumente consideravelmente o tempo de conservação.

 

SALADA DE LEGUMES AVINAGRADOS E FRUTOS

(Foto: DR)

Ingredientes
2 beterrabas avinagradas
1/4 couve roxa
2 maçãs
50 gr frutos secos (noz, amêndoa , amendoim , escolha o que tem disponível ou o seu preferido)
1 dl de calda avinagrada
0,5 dl azeite virgem extra
1 c sopa mostarda à antiga
Flor de sal a gosto

 

Preparação
Ralar as beterrabas e a maçã. Cortar a couve roxa finamente e picar os frutos secos.
Misturar a calda, o azeite, a mostarda e temperar com flor de sal. Envolver tudo muito bem e servir.

 

O COZINHEIRO

O chef Nuno Nascimento. (Foto: João Manuel Ribeiro/GI)

 

Hugo Nascimento apresenta-se como “aprendiz de cozinheiro desde 1976”, querendo dizer que a cozinha é a sua paixão desde que nasceu, alimentada pelo convívio com os avós, entre petiscos e “histórias do rio, da terra e do pasto”. Estudou arquitetura, mas essa paixão pela cozinha ditou-lhe o caminho. Começou a trabalhar com o chef Vítor Sobral em 1996, primeiro no Café Café, depois no restaurante Terreiro do Paço, já como chef de cozinha, e depois nos restaurantes Tasca e Peixaria da Esquina. Além de chef de cozinha, é consultor gastronómico, food stylist, formador e conferencista, com participações culinárias em eventos de vários países. Recentemente, porém, os anos de férias em Odeceixe e o apelo das suas memórias de vida simples (aquelas que mais o inspiram a criar na cozinha) levaram-no a mudar-se com a mulher Joana Martins e os dois filhos para aquela vila na dobra entre o Alentejo e o Algarve. E lá abriu o seu restaurante Naperon, um projeto de cozinha a solo (e de vida), inserido no projeto de turismo de aldeia Casas do Moinho. Pode segui-lo no Instagram e no Facebook.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend