Chá das Cinco: a nova casa de bolos caseiros do Porto

A nova pastelaria da Praça da Alegria tem bolos caseiros, café de especialidade, chás finos e um ambiente tranquilo que convida a visitas prolongadas.

Foi na tranquila Praça da Alegria, a dois passos do Jardim de São Lázaro, no Porto, que o blogue Chá das Cinco, de Sofia Lemos da Costa, saltou para o mundo real. A designer de 26 anos descobriu a paixão pela culinária em Itália, onde fez Erasmus. Quando regressou a casa foi surpreendida com uma doença grave, da qual se abstraia publicando no blogue que criou na altura, onde relatava as suas experiências na cozinha. Entretanto conheceu o namorado Hugo Ferraz, que se encantou com o projeto digital e lhe deu o impulso que faltava para que ele se tornasse uma realidade.

Deste casamento feliz nasceu o Chá das Cinco, um “ateliê de pastelaria”, como Sofia lhe chama, e onde faz experiências culinárias, enquanto Hugo trata meticulosamente do café de especialidade. E há chá, claro, da Companhia Portugueza do Chá e infusões biológicas nacionais.

A espreitar da montra estão, todos os dias, os scones, o pão de banana e bolachas de pepitas de chocolate. O resto da oferta varia conforme a inspiração de Sofia que pode dar origem a cupcakes de chocolate e caramelo salgado, bolo red velvet, donuts de maçã, caramelo e nozes, tarte de chocolate e vinho do porto ou uma criação completamente nova.

Se a visita for feita com tempo – coisa que o casal aconselha, dado que quase tudo é feito na hora -, sugerem-se as tostas ou as panquecas, que fazem também parte do brunch (14 euros) servido ao fim de semana.

Todos os dias há doces novos para provar, feitos consoante a inspiração de Sofia, seja red velvet, donuts de maçã ou tarte de chocolate e vinho

E nada acompanha melhor os doces de Sofia do que o café preparado por Hugo. Há o blend da casa, café 100% arábica, torrado pela portuguesa Luso Coffee Roasters, e outros, sempre de especialidade e de origem única, que vão rodando sem data, para que os clientes consigam experimentar o produtos de várias torradoras europeias. Além disso, o casal apostou em máquinas artesanais de café. “Queremos que as pessoas provem outro tipo de extração”, diz o casal, referindo-se à Chemex, Aeropress, V60 e ao processo de cold brew.

Os ingredientes usados são nacionais e a ideia estende-se à decoração, que privilegia o mobiliário português em segunda mão, com inspiração na década de 1970, mas que não torna o ambiente antiquado. Pelo contrário, o espaço está adequado às novas tecnologias e permite que os clientes carreguem os portáteis enquanto lancham.

Workshops de pastelaria, chá e café estão agendados para breve e, por encomenda, Sofia faz bolos e permite que o espaço seja palco de aniversários ou outros eventos.

 

Chá das Cinco
Morada: Praça da Alegria, 63 (Bonfim) Porto
Tel.: 916419826
Horário: Das 09h30 às 19h00; sábado, domingo e feriados das 10h00 às 17h00
Preço médio: 5 euros